Proposta para vasculhar redes sociais antes de emitir vistos avança nos EUA
Mike Blake/Reuters | ||
Alfândega na fronteira dos EUA com o México |
O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos fez avançar, nos últimos dias, o projeto que implementa a análise de publicações em redes sociais de pessoas que solicitarem vistos para visitar o país.
A proposta, que vinha ganhando força desde o ano passado, foi colocada em consulta pública no último dia 23 –e deve receber sugestões e críticas até meados de agosto.
Segundo o projeto, quem quiser solicitar vistos de entrada nos Estados Unidos terá que preencher, nos formulários conhecidos pelas siglas I-94 ou I-94W, o campo "Por favor adicionar informações associadas à sua presença on-line", com as plataformas e nomes adotados nas mídias sociais como Twitter, Facebook e Instagram.
Na justificativa do projeto colocado para consulta pública, o DHS (na sigla em inglês) afirma que o preenchimento será opcional e que os dados serão usados como informações de contato de turistas e imigrantes –mas também com "propósitos de veto".
Ainda de acordo com o órgão, coletar os dados das redes sociais de viajantes vai "melhorar os processos investigativos já existentes" e fornecer, "com mais claridade e visibilidade", "possíveis atividades nefárias [execráveis, de má índole]".
Os Estados Unidos têm buscado aperfeiçoar a emissão de vistos por causa de ameaças terroristas.
A análise das redes sociais ganhou importância nesse contexto depois de casos como os ataques de atiradores em San Bernardino, na Califórnia, em dezembro passado.
Segundo as investigações do caso, a paquistanesa Tashfeen Malik, autora dos ataques ao lado do marido, havia prometido lealdade ao grupo terrorista Estado Islâmico em publicações no Facebook prévias a sua entrada nos EUA.
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