Lula vai enviar representantes para a COP27, diz Marina Silva

Presidente eleito deve usar o encontro da ONU para apresentar seu plano ambiental no cenário internacional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | Reuters

Eleito pela terceira vez presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai enviar representantes para COP27, encontro organizado pela ONu para debater a questão climática que acontece em novembro no Egito. A informação foi divulgada pela deputada federal Marina Silva nesta segunda-feira (31).

Aliada de Lula, Marina disse à agência Reuters, em entrevista, que Lula vai "definitivamente enviar uma comissão ampla de representantes", mesmo que não seja a delegação oficial antes de sua posse em 1º de janeiro de 2023.

A ex-ministra e candidata a deputada federal Marina Silva e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que disputa a Presidência da República - Miguel Schincariol/AFP

Antes das eleições, o PT já planejava aproveitar a reunião global sobre o clima para apresentar Lula como um líder que representa a contraposição da política ambiental de Jair Bolsonaro (PL).

Como o encontro no Egito acontecerá antes da posse, uma das possibilidades que vem sendo estudadas pela campanha é que o partido acompanhe a conferência como integrante da sociedade civil. Bolsonaro ainda não disse se vai ou não à reunião.

A 27ª edição da conferência contará com um total de 183 países que prometeram elevar metas de redução de gases do efeito estufa, com relação aos compromissos de Paris (2015).

A COP27 ocorrerá no fim de um ano marcado pela Guerra da Ucrânia. Além da questão humanitária, cresceu a apreensão energética mundial no que diz respeito ao fornecimento de gás e petróleo russos.

Moscou é responsável por cerca de 40% do gás importado pela União Europeia, essencial para, por exemplo, o aquecimento da população durante o inverno.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.