Descrição de chapéu mudança climática clima

Antártida teve degelo recorde em fevereiro, alerta observatório europeu

Nível foi o menor para o mês desde 1978, ano em que medição foi iniciada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

O gelo marinho na Antártida registrou queda recorde em fevereiro pelo segundo ano consecutivo, afirmou o observatório europeu do clima Copernicus.

A área de gelo do oceano ao redor do continente antártico tinha superfície de 2,09 milhões de quilômetros quadrados em 16 de fevereiro, o menor nível desde o início da medição em 1978, disse o observatório Copernicus à agência AFP.

Outro indicador importante, a "extensão diária do gelo" na Antártida, "também atingiu um mínimo histórico, superando o recorde anterior de fevereiro de 2022", informou o serviço de monitoramento.

Vista de geleira
Geleira União, na Antártida, em foto de 2017 - Felipe Trueba - 14.set.2017/INACH/AFP

O Centro Nacional de Dados de Gelo e Neve (NSIDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos já havia alertado no mês passado para a redução da massa de gelo, mas anunciou uma superfície menor, de 1,79 milhão de km2.

O serviço Copernicus atribuiu a divergência de dados a "algoritmos diferentes" de medição da área.

De acordo com os dados do Copernicus, a área de gelo marinho antártico em fevereiro deste ano ficou 34% abaixo da média, batendo assim o recorde mensal de fevereiro de 2017.

Este é o oitavo ano consecutivo em que acontece o fenômeno de avanço do degelo, superando a média histórica registrada.

A extensão do gelo sobre o oceano do polo sul diminui e é recomposta ciclicamente a cada ano, com variações a cada estação, mas a redução detectada pelos serviços de monitoramento europeus e americanos se tornou mais intensa.

A redução do gelo marinho representa um aumento do nível do mar, porque é água salgada que simplesmente estava congelada.

Mas, ao descongelar, esta barreira revela a grande massa continental congelada, que sofre os efeitos do oceano. Este gelo é de água doce e, em caso de descongelamento, poderia causar uma catástrofe.

O gelo marinho tem outro papel importante, o denominado efeito albedo, a quantidade de radiação solar que uma determinada superfície reflete de volta para a atmosfera. À medida que derrete, ele é substituído pela massa escura do oceano, que absorve mais luz, o que contribui para as mudanças climáticas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.