Descrição de chapéu mudança climática

Geleiras do Himalaia estão a caminho de perder 75% do volume até 2100, diz relatório

Previsão é baseada nas atuais políticas climáticas, que devem elevar a temperatura do planeta em 3°C acima da era pré-industrial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Gloria Dickie
Reuters

As geleiras do Himalaia Hindu Kush, na Ásia, podem perder até 75% de seu volume ao final do século devido ao aquecimento global, causando inundações perigosas e escassez de água para 240 milhões de pessoas que vivem na região montanhosa, de acordo com um novo relatório.

Uma equipe internacional de cientistas apontou que a perda de gelo na região, que abriga os famosos picos do Everest e do K2, está se acelerando. Durante a década de 2010, as geleiras derramaram gelo até 65% mais rapidamente do que na década anterior, segundo a avaliação do Centro Internacional para Desenvolvimento Integrado de Montanhas (ICIMOD), com sede em Katmandu, uma autoridade científica intergovernamental na região.

Visão do monte Everest, na cadeia do Himalaia; com 3°C de aquecimento, as geleiras no Himalaia oriental, que inclui o Nepal e o Butão, perderão até 75% de seu gelo
Visão do monte Everest, na cadeia do Himalaia; com 3°C de aquecimento, as geleiras no Himalaia oriental, que inclui o Nepal e o Butão, perderão até 75% de seu gelo - Monika Deupala - 15.jan.20/Reuters

"Estamos perdendo as geleiras e as perderemos em cem anos", disse Philippus Wester, cientista ambiental e membro do ICIMOD, que foi o principal autor do relatório.

O Himalaia Hindu Kush se estende por 3.500 km através de Afeganistão, Bangladesh, Butão, China, Índia, Mianmar, Nepal e Paquistão.

Com 1,5ºC ou 2°C de aquecimento acima das temperaturas pré-industriais, as geleiras em toda a região perderão de 30% a 50% de seu volume até 2100, disse o relatório.

Mas onde as geleiras vão derreter mais depende da localização. Com 3°C de aquecimento —o que o mundo está prestes a alcançar sob as atuais políticas climáticas— as geleiras no Himalaia oriental, que inclui o Nepal e o Butão, perderão até 75% de seu gelo. Com 4°C de aquecimento, isso sobe para 80%.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.