Descrição de chapéu Planeta em Transe desmatamento

Desmatamento na Amazônia em junho volta a níveis pré-Bolsonaro enquanto queimadas preocupam

Cerrado tem novo recorde acumulado no semestre, mas passa a apresentar queda no mês

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo e Brasília

O desmatamento na Amazônia em junho foi o mais baixo dos últimos cinco anos, com 663 km². Esse número é o menor desde 2018 (488,1 km²), antes de Jair Bolsonaro (PL) assumir a presidência.

Na comparação com o dado do mesmo mês em 2022, houve redução de 41% na área desmatada no bioma.

No cerrado, a queda foi de 14,6% em relação a junho do ano passado, com 876 km² desmatados. O número positivo vem depois de uma alta de 83% registrada em maio.

Os dados do Deter, sistema do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) que reúne informações para o combate ao desmate quase em tempo real, foram divulgados nesta quinta-feira (6) pelo Ministério do Meio Ambiente e das Mudanças Climáticas.

Imagem aérea mostra área desmatada ao lado de floresta nativa
Imagem aérea registrada durante ação de fiscalização mostra área desmatada na região de Uruara, no Pará - Ueslei Marcelino - 21.jan.2023/Reuters

O acumulado no primeiro semestre do ano nos dois biomas chega a mais de 7.000 km², equivalente a cerca de 4,5 vezes a área da cidade de São Paulo (1.521 km²). Enquanto na Amazônia, foram destruídos 2.649 km² de floresta, taxa mais baixa desde 2020 (3.081 km²), o cerrado perdeu 4.408 km² de vegetação —o índice mais alto já registrado pelo Deter.

O número ficou cerca de 20% acima do recorde anterior, de 2018, quando o desmate no bioma passou de 3.774 km².

A série histórica para o cerrado começa em 2018; a da Amazônia, em 2016.

"Quando chegamos aqui sabíamos do desafio de fazer esse esforço considerando a complexidade e a diferença de 2003 para 2023, e que tínhamos que dar respostas", afirmou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, sobre a diferença do cenário encontrado em sua primeira passagem pela pasta em comparação com a gestão atual.

Marina ressaltou que a queda no desmatamento é, na sua visão, resultado da união entre a capacidade da equipe do ministério junto com uma decisão política. "A decisão do presidente Lula de assumir como política de governo a continuidade da ideia de que a politica ambiental brasileira será uma politica transversal", disse. "O que nós temos aqui é o resultado dessa ação emergencial."

Mato Grosso ultrapassou o Pará como líder de desmatamento da Amazônia neste primeiro semestre, com 905 km² contra 746 km² de área derrubada —34% e 28% do total, respectivamente. O estado do Amazonas vem na sequência, com 553 km² (21% do total).

O secretário-executivo da pasta, João Paulo Capobianco, afirma que a queda no desmatamento só não foi maior em razão da "herança" do governo de Jair Bolsonaro (PL), uma vez que durante sua gestão houve uma explosão da destruição da floresta.

"Recebemos a Amazônia em tendência de alta acelerada de 54%", afirmou Capobianco sobre o cenário encontrado quando o governo Lula (PT) assumiu o poder. "O esforço de reverter a curva de crescimento foi atingido", completou.

O Deter mapeia e emite alertas de desmate com o objetivo de orientar ações do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e outros órgãos de fiscalização. Os resultados representam um alerta precoce, mas não são o dado fechado do desmatamento.

Os números oficiais são de outro sistema do Inpe, o Prodes (Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite), e são divulgados duas vezes ao ano.

Marcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima, rede que reúne mais de 90 organizações socioambientais, avalia que a redução do desmatamento na Amazônia é um sinal de compromisso governamental com a área ambiental.

"Existem operações sistemáticas e planejadas sendo feitas em áreas sensíveis, em terras indígenas, unidades de conservação, no arco do desmatamento", diz, destacando o uso da inteligência para aumentar a eficiência na aplicação destas ações.

"Isso é importantíssimo, porque para essa área de fiscalização ambiental o governo ainda tem um déficit muito grande de fiscais de campo e de capacidade operacional."

Para Yuri Salmona, diretor-executivo do Instituto Cerrados, o recorde registrado no bioma no primeiro semestre pode estar associado a uma soma de fatores.

O primeiro seria a sinalização dada pelo governo Lula, especialmente por Marina Silva, de que a fiscalização seria intensificada. Ele diz acreditar que isso pode ter incentivado uma corrida para desmatar.

"É possível que as ações de endurecimento do controle do desmatamento na Amazônia estejam empurrando desmatadores para o cerrado", avalia. Salmona acrescenta que pode haver ainda um crescimento motivado pelo temor de um eventual endurecimento na concessão das autorizações de supressão da vegetação.

No cerrado, é possível desmatar até 80% da área de propriedades privadas (ou até 65% em locais de transição para floresta amazônica), enquanto na Amazônia o limite é de 20%. Essa questão é vista por ele como central para o avanço do desmate na região.

"Nós precisamos que o mesmo rigor aplicado para a Amazônia seja aplicado para o cerrado. Caso contrário, a mensagem é que o cerrado é um bioma de sacrifício", afirma.

Ao mesmo tempo em que o desmatamento caiu, as queimadas dispararam em junho no Brasil.

Na Amazônia, foram registrados 3.075 focos de incêndio —maior índice para o mês desde 2007, quando a marca chegou a 3.519. No cerrado, junho teve 4.472 focos, o número mais elevado desde 2010, quando foram computados 6.443 focos.

O crescimento na Amazônia para o mês foi de 20% em relação a 2022, e, no cerrado, a alta foi de 5,4% em comparação com o ano passado.

Os dados são de outro sistema do Inpe, o BDQueimadas, que usa imagens de satélite para detectar ocorrências de fogo com mais de 30 m².

"Ou seja, não é porque alguém acendeu uma fogueirinha de São João ou uma churrasqueira no fundo do quintal que o satélite vai detectar", diz o pesquisador do Inpe Alberto Setzer, que atua no projeto, citando exemplos que normalmente são usados para tentar desacreditar esse tipo de dado. "Ninguém está detectando coisas que não são queimadas."

Na prática, a ferramenta funciona com o Deter, emitindo alertas que podem ser usados por equipes de fiscalização e controle do fogo.

O clima é um fator que colabora para que grandes incêndios florestais aconteçam, já que o fogo depende de condições específicas para se espalhar com maior facilidade: tempo seco, altas temperaturas e vento. Em ambos os biomas, esse cenário é mais comum no segundo semestre –o pico costuma se concentrar nos meses de agosto, setembro e outubro.

O pesquisador avalia que o cenário de junho é preocupante e aponta que a chegada do El Niño indica que 2023 será um ano complicado. "Quando ele ocorre de forma intensa, nós temos muito mais chuva no sul do país e na Amazônia acontece o contrário, com uma estiagem mais prolongada e com temperaturas mais altas. Então, o El Niño favorece uma temporada crítica de queimadas."

Mato Grosso foi responsável por 28,4% de todos os focos de incêndio registrados no Brasil em junho, com 2.447 ocorrências.

O cientista aponta que uma explicação possível para esses números pode estar em legislações estaduais. "Mato Grosso, por exemplo, baixou decreto proibindo as queimas a partir de 1º de julho. Então, o pessoal tentou queimar em junho o que podia", diz.

No dia 8 de maio, foi publicado um decreto estadual limitando o período de autorização para queimadas até 1º de julho –naquele mês, o número de focos mais do que dobrou, chegando a 1.666, após 644 terem sido registrados em abril. A alta foi de 158%.

"Outro ponto que também tem fundamento é que no ano passado houve muito desmatamento, tanto no cerrado quanto na Amazônia, [com os desmatadores] já prevendo essas mudanças na fiscalização e no controle ambiental. Então, essas queimadas agora de junho seriam o reflexo do desmatamento mais intenso de 2022", explica.

Rodrigo Agostinho, presidente do Ibama, afirmou que o aquecimento global faz com que as queimadas se intensifiquem, mas que o instituto bateu recorde de contratação de brigadistas neste ano.

"Sem sombra de dúvidas, os incêndios florestais passarão a ser muito mais corriqueiros e precisamos estar preparados para enfrentá-los", disse. "O que a gente percebeu é que quase todos os focos de calor tinham a ver com desmatamento."

"A melhor forma e mais consistente de combater os incêndios é combater o desmatamento", completou Marina Silva.

Erramos: o texto foi alterado

O desmatamento no cerrado em junho foi de 876 km², não de 867 km², como escrito erroneamente em versão anterior do texto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.