Descrição de chapéu Planeta em Transe

Região turística de Roraima, Serra do Tepequém registra focos de incêndio há quase 30 dias

Corpo de Bombeiros do estado afirma que chamas foram controladas nesta quarta-feira (18)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Curitiba

Um dos mais conhecidos pontos turísticos de Roraima, a Serra do Tepequém, no município de Amajari (210 km da capital Boa Vista), ao norte do estado, registra focos de incêndio frequentes desde a segunda quinzena de setembro.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do estado, apesar dos "incêndios persistentes", como classificaram, a situação nesta quarta-feira (18) está controlada.

mata queimada pelo fogo
Focos de incêndio são registrados na Serra do Tepequém, em Roraima, desde a segunda quinzena de setembro - Corpo de Bombeiros Militar/Governo de Roraima

As equipes seguem monitorando a vegetação na região, que em agosto começou a sofrer com a estiagem.

O cenário de seca começou a se modificar somente no último final de semana, quando as chuvas voltaram a cair em praticamente todas as regiões do estado.

Em setembro, a capital Boa Vista registrou 9 mm de chuva na estação meteorológica do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o que equivale a apenas 9,2% da média histórica (de 1991 a 2020), que é de 98,1 mm.

Na avaliação dos bombeiros, os focos de incêndio na Serra do Tepequém não chegaram a representar riscos para as casas de moradores, que sofreram, no entanto, com a fumaça.

Mais de 300 pessoas vivem na Vila do Paiva, que fica a cerca de 50 km da cidade de Amajari. A vila é uma base para turistas que querem conhecer a serra.

A ocupação na Serra do Tepequém começou na década de 1930, incentivada pelo garimpo de diamante. Mas, atualmente, o local é visto principalmente como um destino de ecoturismo, com banho de cachoeira e trilhas.

Em nota, o governo estadual disse que Bombeiros e Defesa Civil "acompanham de perto a situação" e que há previsão de contratação de novos brigadistas para atuação em Amajari.

"Nos próximos dias, o efetivo deve iniciar os trabalhos juntamente com os bombeiros", diz a nota.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.