Descrição de chapéu Planeta em Transe

Imagens de satélite mostram desaparecimento de rios na seca da Amazônia; veja antes e depois

Cursos d'água deram lugar a bancos de areia e cicatrizes de queimada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Imagens de satélite revelam a velocidade com que rios da Amazônia desapareceram durante a seca na maior floresta tropical do mundo. Os registros vão do fim de julho à primeira semana de outubro e mostram a formação de bancos de areia de até dois quilômetros de largura, além de cicatrizes deixadas por queimadas.

A região sofre com os menores índices de chuva de julho a setembro dos últimos 40 anos, além de enfrentar os efeitos do El Niño, que tende a contribuir para o tempo quente e mais seco na porção norte do país.

na parte de cima, imagem de satélite mostra rio ao centro da imagem, ocupando a maior parte da foto, com área urbanizada no canto inferior direito; na parte de baixo, foto mostra rio seco ao centro da imagem, com alguns trechos de água barrenta e áreas secas, com areia, e área urbanizada no canto inferior direito
Montagem mostra rio Tefé, em Tefé (AM), antes e depois da seca que atinge a Amazônia - Planet/SCCON - 29.jul.2023 e 3.out.2023/Programa Brasil Mais

Mas fatores como a degradação da floresta e o aquecimento global também contribuem para a situação que ameaça e causa prejuízos a comunidades ribeirinhas e matou centenas de animais. A reversão do quadro, com chuvas, deve ser lenta.

O período convencional de chuvas vai de novembro a março, e o mais seco, de maio a setembro (abril e outubro são considerados meses com transição entre os regimes), mas o fenômeno El Niño provoca precipitação abaixo da média e um atraso no estabelecimento da temporada chuvosa.

As fotos são do programa Brasil Mais, que disponibiliza a instituições públicas imagens do sistema de satélites da empresa Planet por meio da plataforma SCCON. O projeto é do Ministério da Justiça e Segurança Pública e tem quase 350 organizações cadastradas atualmente.

Em Tefé, no Amazonas, é possível comparar, entre o fim de julho e de agosto, os primeiros sinais da seca na cidade de 73,6 mil habitantes (veja abaixo).

O município registrou 154 mortes de golfinhos em setembro e outubro. Para ribeirinhos, beber água ficou muito mais difícil, já que os igarapés viraram bancos de areia superaquecida. Por isso, moradores tiveram que carregar nos ombros galões e garrafas de água transportados desde a cidade.

A 194 km dali, Coari viu um banco de areia de 2 km de largura aparecer no rio Coari Grande em pouco mais de um mês. Já no rio Aruã, na mesma cidade, os bancos apareceram em dez dias, a partir de 4 setembro.

Antes e depois da seca no rio Coari Grande, em Coari (AM)

Carregando imagens...
foto aérea mostra leito de rio ao centro da imagem, à esquerda área verde, no canto inferior à direita área urbanizada
foto de satélite mostra leito de rio seco, com água barrenta em algumas partes, e bancos de areia com grande extensão. no canto inferior direito, área urbanizada

Seca atinge diversas regiões da Amazônia - Planet/SCCON - 24.ago.2023 e 2.out.2023/Programa Brasil Mais

Entre o fim daquele mês e os primeiros dias de outubro, as partes totalmente secas do Aruã se proliferaram enquanto aumentavam as queimadas e cicatrizes de fogo detectadas pelos satélites do Brasil Mais nas duas margens do rio.

Antes e depois da seca no rio Aruã, em Coari (AM)

Carregando imagens...
foto aérea mostra leito de rio em tom azul no meio da imagem, cercado por margens verdes de vegetação
foto vertical de satélite mostra leito seco de rio com pequenos fios de água barrenta ao centro e diversos bancos de areia. em volta, margens verdes

Satélites mostram seca de rio e bancos de areia em meio a seca que atinge regiões da Amazônia - Planet/SCCON - 4.set.2023 e 5.out.2023/Programa Brasil Mais

Os focos e cicatrizes de incêndio apareceram no começo de setembro, antes mesmo de secarem as áreas marginais do lago Grande Urucurituba. No fim do mês, a paisagem do lago deu lugar a uma imagem barrenta e cercada de queimadas.

Antes e depois da seca no Lago Grande Urucurituba, em Urucurituba (AM)

Carregando imagens...
leito de lago que vai se dividindo entre "ramos", como mostra foto vertical de satélite, e vegetação verde nas margens
imagem de satélite mostra leito de lago seco, com areia, e porções de vegetação queimada

Seca criou bancos de areia em lago e facilitou o surgimento de queimadas em áreas marginais - Planet/SCCON - 2.set.2023 e 7.out.2023/Programa Brasil Mais

Em Manaus, que também sofre com a fumaça de queimadas, bancos de areia surgiram no rio Puraquequara, que dá nome ao bairro na zona leste da capital amazonense.

Antes e depois da seca no rio Puraquequara, em Manaus (AM)

Carregando imagens...
foto aérea mostra rio que se divide em cursos menores e encontra áreas urbanizadas
foto aérea mostra bancos de areia em rio quase seco, com água barrenta do lado direito da imagem e área urbanizada no centro, na parte inferior

Seca atingiu rio que dá nome a bairro da zona leste da capital amazonense - Planet/SCCON - 3.set.2023 e 7.out.2023/Programa Brasil Mais

A reversão desse cenário depende de chuvas. As previsões, no entanto, apontam para precipitação abaixo da média, especialmente por causa do El Niño. Com a estiagem amazônica mais longa que o normal, os níveis de rios ainda seguem baixos, mesmo que tenham começado a subir nas últimas semanas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.