Ucranianas são presas em MG tentando levar ovos de arara-azul-de-lear para o Suriname

Aves nativas estão na lista de espécies ameaçadas de extinção no Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Duas mulheres ucranianas foram presas pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) ao tentar sair do Brasil com ovos de arara-azul-de-lear, ave encontrada no Nordeste brasileiro e que estão na lista de espécies ameaçadas de extinção no país.

A suspeita é que os ovos tenham sido retirados de uma área de proteção ambiental na Bahia.

A prisão ocorreu na tarde de sexta-feira (2) e, segundo o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), as ucranianas já estavam sendo monitoradas pelo órgão e pela Polícia Federal.

A imagem mostra uma estufa com ovos dentro de um carro
Estufa apreendida com os ovos da ave nativa do Brasil - Divulgação/PRF

Elas foram abordadas no km 409 da BR-116, em Governador Valadares (MG), durante ação conjunta da PRF, Polícia Federal e Ibama.

O carro em que elas estavam seguia de Salvador (BA) para São Paulo. A investigação envolveu equipes de inteligência da PRF de Paulo Afonso (BA) e da Delegacia da PRF em Governador Valadares.

Os policiais encontraram uma estufa dentro de uma bolsa, com seis ovos intactos. Segundo a PRF, as mulheres admitiram que carregavam ovos de aves silvestres nativas do Brasil e que os levariam ilegalmente para o Suriname, onde seriam vendidos.

Também segundo a polícia, uma das mulheres quebrou cinco ovos durante o deslocamento para a Polícia Judiciária Federal, onde foi registrado o flagrante. Apenas um ovo continuou intacto.

Duas araras voando
Arara-azul-de-lear na caatinga baiana, na região da cidade de Canudos - João Marcos Rosa - 18.abr.2012/Nitro

Em julho do ano passado, 29 araras-azuis-de-lear e sete micos-leões-dourados foram apreendidos no Suriname, o que provocou uma ação integrada dos ministérios do Meio Ambiente, Justiça e Segurança Pública e Relações Exteriores para a repatriação dos animais nativos da fauna brasileira.

No entanto, parte das aves apreendidas foi roubada antes da repatriação. Cinco araras e os sete micos-leões foram trazidos de volta ao Brasil, após resgate realizado por uma equipe formada por veterinários e policiais federais.

Arara-azul-de-lear na Estação Biológica de Canudos; ave está sob risco de extinção - João Marcos Rosa - 18.abr.2012/Nitro

A arara-azul-de-lear, que habita exclusivamente a caatinga do norte da Bahia, pertence ao mesmo gênero da arara-azul-grande, encontrada no pantanal e presente também em trechos do cerrado e da amazônia.

A ave mede cerca de 70 cm e tem uma plumagem de cor azul-esverdeada ou índigo. A pele amarela ao redor dos olhos e do bico é bem maior que na arara-azul-grande.

A espécie ganhou seus nomes —popular e científico (Anodorhynchus leari)— em homenahem ao artista e poeta britânico Edward Lear (1812-1888), que a retratou com base em exemplares de zoológico.

A descrição científica inicial, de autoria de um sobrinho do imperador francês Napoleão Bonaparte, foi feita a partir da ilustração do artista. O habitat do animal, porém, só foi achado em 1978.

A arara-azul-de-lear vive em formações rochosas com paredões de arenito. A espécie nunca constrói ninhos em árvores, apenas no arenito.

O seu principal alimento é o licuri, fruto de uma palmeira que tem coquinhos muito difíceis de quebrar. A espécie é uma das poucas que conseguem chegar ao miolo do licuri, de conteúdo muito gorduroso e nutritivo para as aves.

A perda dos licurizeiros, em razão do desmatamento, é um dos fatores por trás da redução populacional da arara-azul-de-lear no passado. Há ainda o impacto do tráfico de animais e da caça, além da crise climática.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.