Governo avalia desidratar COP30 em Belém e transferir reuniões para RJ ou SP

Avaliação de parte dos auxiliares de Lula é a de que infraestrutura não deve ficar pronta a tempo para sediar evento; OUTRO LADO: Planalto nega

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O governo Lula (PT) avalia retirar de Belém parte da COP30, a cúpula global do clima da ONU, e transferir uma série de reuniões e eventos da conferência para outra cidade do Brasil.

A avaliação de uma ala dos auxiliares de Lula é que a capacidade hoteleira e a infraestrutura necessárias na capital do Pará dificilmente ficarão prontas até novembro do próximo ano para receber um evento da magnitude da COP.

São esperados milhares de delegados e outros participantes dos 195 países signatários.

Lula discursando
O presidente Lula durante a Cúpula da Amazônia em Belém (PA), em agosto de 2023 - Evaristo Sá - 9.ago.2023/AFP

Diante disso, a possibilidade em discussão por auxiliares de Lula é concentrar em Belém só uma parte da COP30, principalmente as agendas dos chefes de Estado e das principais autoridades. Os demais eventos seriam levados para outra cidade.

Segundo pessoas com conhecimento do tema disseram à Folha, estão em discussão como sedes paralelas Rio de Janeiro e São Paulo, metrópoles com infraestrutura mais consolidada e com histórico de sediar grandes eventos.

Procurado, o Palácio do Planalto negou que haja planos para desidratar a COP em Belém.

Já o Itamaraty afirmou que "mantém o planejamento de que a cidade de Belém será sede da COP30" e que continua trabalhando "em conjunto com o governo do Pará para assegurar o êxito do evento".

O governo do Pará disse, em nota, que a primeira conferência do clima na Amazônia será em Belém, em 2025, e que não "há nenhum plano diferente deste para a COP30". A gestão estadual reforçou que trabalha em conjunto com o governo federal para melhorar a infraestrutura, em particular a quantidade de vagas em hotéis.

O Rio vai receber no final deste ano a cúpula do G20, grupo das maiores economias do mundo. A cidade também hospedou a Cúpula da Terra de 1992 e a Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável), em 2012.

Pelo desenho discutido, reuniões técnicas e fóruns paralelos à COP30, que envolvem representantes empresariais e do terceiro setor, ocorreriam no Rio ou em São Paulo. Ou seja, essas cidades albergariam o grosso dos delegados e demais participantes do evento climático.

A COP em Belém deve se estender por cerca de dez dias em novembro. Os dias iniciais do evento são os que geram maior preocupação, uma vez que concentram a participação de dezenas de chefes de Estado e de governo. Essas autoridades viajam com comitivas numerosas e precisam de um esquema especial de segurança tanto no local da conferência como nos deslocamentos pela cidade.

Segundo disseram à Folha pessoas com conhecimento das tratativas, a possibilidade de "fatiar" a COP ainda não foi levada a Lula.

As dificuldades logísticas e de infraestrutura de Belém são levantadas desde que Lula apresentou a candidatura da cidade para sediar o encontro global do clima da ONU, ainda no primeiro ano de governo, em 2023.

Um dos principais obstáculos é a capacidade hoteleira.

De acordo com pessoas a par das conversas, Belém tem hoje cerca de 14 mil leitos de hotel. A afluência de representantes estrangeiros à cidade criaria uma demanda de aproximadamente 80 mil leitos, segundo esses mesmos interlocutores. Caso o Brasil não estabeleça limite para o tamanho das delegações, a necessidade total poderia ultrapassar 100 mil leitos.

Foram estudadas possibilidades para expandir a capacidade da cidade de receber visitantes, como o uso de embarcações ou mesmo um sistema pelo qual moradores da cidade colocariam suas casas e apartamentos para alugar em esquema de Airbnb.

O diagnóstico de parte do governo federal, no entanto, é que dificilmente a expansão dará conta da demanda necessária para as dimensões da COP.

O ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência), Paulo Pimenta, afirmou à Folha que o governo federal não trabalha com a hipótese de alterar os planos e segue trabalhando nos preparativos para que Belém sedie todo o evento.

"Estive agora com o presidente Lula e com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e não há nenhuma mudança no planejamento. Foi uma decisão do presidente da República", afirmou.

Em nota enviada à Folha, o Ministério das Relações Exteriores disse que o planejamento de Belém como sede está mantido "conforme determinação do presidente Lula de que a conferência seja realizada na região amazônica".

"O ministério continua a trabalhar em conjunto com o governo do Pará para assegurar o êxito do evento. Para o ministro Mauro Vieira, a oportunidade inédita de levar a COP para a Amazônia brasileira tem contado, na preparação, com todo o respaldo do governador do Pará, Helder Barbalho."

Da mesma forma, o governo do Pará afirmou que trabalha em parceria com a Prefeitura de Belém e União nos preparativos e que todas as exigências serão atendidas.

"O governo federal já viabilizou investimentos para as obras em Belém e trabalha em conjunto com o estado para que a cidade tenha leitos suficientes para os participantes da COP", disse.

"A COP30 vai trazer para o centro do debate a questão florestal e é uma oportunidade para o Brasil ser protagonista nas discussões mundiais sobre o meio ambiente e a sustentabilidade. Na COP28, em Dubai, o governo federal confirmou na ONU a escolha de Belém como sede da COP30".

A gestão do governador Helder Barbalho (MDB) vem afirmando nos bastidores que existem apenas insinuações de que parte da COP pode deixar a capital Belém. Interlocutores no estado afirmam que não houve nenhuma sinalização ou comunicação oficial do governo Lula de que pode haver mudanças nos planos para a conferência.

Esses auxiliares do governador insistem que o Pará segue com seus preparativos para receber os eventos da conferência na sua integralidade.

O governo paraense segue apostando na alternativa de navios cruzeiros que ficariam ancorados na região portuária, uma área nobre da capital paraense. Na segunda-feira (18), a vice-governadora, Hana Ghassan, participou de um evento do setor, recebendo o maior transatlântico da temporada.

Também vê como solução a recuperação de imóveis degradados do governo federal, como um prédio do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que pegou fogo recentemente.

Mesmo neste caso há entraves. Interlocutores da gestão Helder dizem que o estado ainda aguarda uma solução definitiva de Brasília para a recuperação desse imóvel, mais especificamente do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviço Público.

Aliados de Helder também citam um componente político nos questionamentos sobre a capacidade de sediar o evento completo. Citam que o governador vem ganhando destaque, em particular com a COP30, a ponto de ser apontado como possível vice de Lula nas eleições de 2026.

Na próxima semana, a cidade de Belém estará em destaque, por causa da visita do presidente francês Emmanuel Macron. O líder europeu será recepcionado por Lula na capital paraense. Os dois presidentes depois terão compromissos juntos em Itaguaí (RJ) e em Brasília (DF).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.