Siga a folha

Escritora e roteirista, tem 11 livros publicados. Autora de "Macha".

Descrição de chapéu

Sérgio Camargo oferece tristeza contra humor involuntário do governo

Sumir com a história é o recurso clássico para eliminar quem o fez sofrer, mas não muda o passado

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Lembra as namoradas e namorados que, findo o romance, rasgavam a cara do ex-amor de suas fotografias. Ou a velha técnica de apagar opositores das imagens oficiais.

Sumir com a história, a pessoal ou a de um país, é o recurso clássico para eliminar, em um plim!, quem o fez sofrer, quem o incomodou, quem incomoda ainda. Como se isso mudasse o passado.

Usar a caneta para desaparecer com a história é o que faz hoje o autodefinido “negro de direita, antivitimista, inimigo do politicamente correto e livre” Sérgio Camargo, presidente da Fundação Cultural Palmares.

Do exército de Brancaleone que veio do nada para ocupar cargos públicos, ele talvez seja o de figura mais triste. Tudo o que Camargo faz e diz é triste. Contra o humor involuntário de outros membros do governo, ele oferece tristeza.

Depois de xingar Zumbi e chamar o movimento negro de “escória maldita”, o senhor Camargo levou sua caneta branqueadora para passear no site da Fundação Palmares.

Biografias de personalidades negras que não caíram em seu gosto foram excluídas em um zupt! Já a princesa Isabel ganhou artigo elogioso —apesar de a escravidão ter sido benéfica para os descendentes. Sim, ele disse isso. E a sério. Camargo lá é homem de brincadeiras?

Sérgio Camargo, presidente da Fundação Cultural Palmares - Reprodução/Twitter

Na semana passada, as vítimas da caneta branqueadora foram 27 artistas, políticos e esportistas pretos homenageados no site da fundação.

Nomes como Elza Soares, Gilberto Gil, Martinho da Vila, Conceição Evaristo, Zezé Motta, a deputada Benedita: zap! Milton Nascimento, Marina Silva, Leci Brandão, o senador Paim, Vanderlei Cordeiro, Vovô do Ilê: pluft! Todos sumariamente retirados do ar. A lista completa é de chorar.

É que agora a fundação só homenageia os falecidos, disse o presidente. Mas não todos, que a Palmares não é o céu para receber qualquer alma preta que suba.

Embora a caneta branqueadora cause espanto, admira mesmo é o poder do senhor Camargo de resistir no cargo. Não há o que o tire de lá, por mais absurdos que cometa. A estátua de Zumbi dos Palmares já foi removida da fundação, mas ele continua na cadeira. Parece até que passou Super Bonder.

Pedindo perdão a Paulinho da Viola por tocar em uma de suas obras-primas, encerro com uma esperança. É um rio que está passando em nossa vida. Mas nosso coração não vai se deixar levar.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas