Jornalista especializado no setor automotivo.
Fiat Strada lidera mercado em mais um mês com picapes em destaque
Chevrolet Montana começa a ser distribuída e Ford F-150 esgota em minutos
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A Fiat Strada e o Chevrolet Onix lideraram o mercado automotivo em fevereiro. A picape compacta teve 6.837 unidades vendidas, enquanto o hatch fechou o mês com 6.084 emplacamentos.
A terceira colocação é ocupada pela versão sedã do Onix, que terminou o mês com 5.125 licenciamentos. O SUV Hyundai Creta aparece na quarta posição (4.606), seguido por mais um modelo da Fiat, o hatch Argo (4.536).
Os dados foram divulgados nesta quarta (1º) pela consultoria Jato Dynamics e se baseiam no Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).
A liderança da Fiat, contudo, pode ser ameaçada por mais um produto Chevrolet: a concorrente direta Chevrolet Montana, que já está sendo distribuída em larga escala para as concessionárias.
Apesar da influência do Carnaval, fevereiro terminou com 129,9 mil veículos leves e pesados emplacados. A média diária chegou a 7.219 unidades, resultado melhor que o registrado em janeiro (6.493).
Foram vendidos 272,8 mil veículos no primeiro bimestre, uma alta de 5,4% em relação ao mesmo período de 2022. A base de comparação, contudo, é rasa. No ano passado, os meses de fevereiro e março registraram diversas interrupções nas linhas de produção devido à falta de componentes.
A produção segue em ritmo de retomada, mas os problemas de hoje envolvem encarecimento dos produtos e custo elevado do crédito.
Segundo a Jato Dynamics, o ticket médio dos carros de passeio e veículos comerciais leves teve uma alta de 1,6% em janeiro, chegando a R$ 148,8 mil. A tendência de alta se manteve em fevereiro.
"É um momento de muitos lançamentos de novos produtos com ano e modelo atualizados, o que justifica, de certa forma, esses aumentos", diz o comunicado divulgado pela consultoria.
A chegada de carros de alto valor até então inéditos no Brasil contribui para a elevação do preço médio. Um desses modelos é a picape grande Ford F-150, que custa a partir de R$ 470 mil.
A montadora disponibilizou dois lotes do modelo na pré-venda. No dia 14 de fevereiro, as primeiras 250 unidades foram comercializadas em menos de uma hora. No dia 16, a segunda leva de 250 veículos se esgotou em nove minutos.
O interesse pela F-150 comprova o apreço do agronegócio por esse tipo de veículo. Segundo a Ford, 45% da comercialização se concentrou na região Centro-Oeste, seguida por Sudeste (25%), Sul (22%) e Norte (9%).
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