Há mudanças em curso na categoria dos sedãs, que sobrevivem bravamente ao modismo dos SUVs. Alguns modelos compactos de hoje têm o mesmo porte dos carros que eram considerados médios no início dos anos 2000.
Por consequência, estão mais equipados e caros. Ainda assim, seguem como alternativa de menor custo quando comparados aos jipinhos urbanos de porte similar.
Um exemplo é o Nissan Versa, que chega à linha 2023 com preços que começam em R$ 100,2 mil e chegam a R$ 121,7 mil . O SUV Kicks, seu "irmão" de plataforma, parte de R$ 111 mil e vai até R$ 146,2 mil. O pacote de itens de série é similar, e ambos são equipados com seis airbags.
Outro ponto em comum é o motor 1.6 flex (113 cv) conciliado ao câmbio automático do tipo CVT, que simula sete marchas.
Na frieza dos números, a relação custo-benefício é favorável ao Versa. Ao volante, contudo, o jipinho entrega um rodar que filtra melhor o piso ruim, além de ter uma altura do solo que traz tranquilidade em trechos com buracos e lombadas.
Há, contudo, mais um ponto importante a favor do sedã: o espaço superior tanto na cabine como no porta-malas. É um carro mais indicado para famílias, além de fazer bom papel como táxi ou carro de aplicativo.
Com tantas qualidades, é de se estranhar o baixo volume de vendas do modelo Nissan. A explicação está nas dificuldades em importar o modelo durante o período mais crítico da crise sanitária.
O Versa atual é produzido no México, e seu lançamento no Brasil ocorreu em outubro de 2020, época em que a crise no fornecimento de componentes já afetava a indústria global. O carro vinha em pequenos lotes, com preços que subiam rapidamente devido ao encarecimento dos processos logísticos e de produção.
Agora a montadora japonesa acredita em estabilidade no fornecimento e relança o modelo. O desenho é o mesmo, mas há mudanças para reduzir as emissões de poluentes: o carro foi adequado à sétima fase do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores).
Mas a vida desse Nissan no mercado não será fácil. Os equipamentos que eram exclusivos em 2020 – como sistema de frenagem autônoma, leitores de faixa e carregamento por indução de smartphones – já estão presentes nos sedãs compactos mais evoluídos.
Os principais concorrentes do Versa são o Honda City (a parir de R$ 117,3 mil) e o recém-lançado Volkswagen Virtus, que passou por diversas mudanças de estilo e agora começa em R$ 113 mil na versão 170 TSI equipada com câmbio automático.
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