Jornalista especializado no setor automotivo.
Picape Fiat Titano nasceu na China e mudou de marca antes de chegar ao Brasil; conheça a história
Utilitário seria vendido como Peugeot Landtrek, mas Stellantis redefiniu estratégia
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O grupo Stellantis reordenou seus diferentes produtos pelo mundo e promoveu trocas entre as marcas. Um exemplo desse movimento é a picape Fiat Titano, que estreia no mercado nacional com preço a partir de R$ 219.990.
O modelo foi desenvolvido na China e lançado em 2019 como Changan Kaicene F70. A estreia no Brasil estava prevista para 2021, mas como Peugeot Landtrek. A montagem coube ao grupo Nordex, que produz veículos para diferentes empresas no Uruguai.
Os planos para o Brasil foram anunciados em fevereiro de 2020, três semanas antes de a OMS (Organização Mundial de Saúde) confirmar que a Covid-19 era considerada uma pandemia.
Ainda naquele ano —e em meio ao caos instalado na indústria global—, houve avanço nas negociações que resultaram na fusão das empresas PSA Peugeot Citroën e FCA Fiat Chrysler. Surgia o grupo Stellantis, criado oficialmente em janeiro de 2021.
Então a picape Landtrek mudou de marca e virou Fiat Titano no Brasil. A carroceria permaneceu a mesma, mas foram gastas muitas horas de engenharia para adequar o modelo ao gosto e às necessidades do mercado nacional.
Para a Fiat, trata-se de sua primeira opção disponível no segmento das picapes médias. A marca é líder entre as compactas, com Strada e Toro —o que, na visão da Stellantis, faz a italiana ter mais força no segmento do que a francesa Peugeot.
Pelo posicionamento do novo produto, a estratégia será oferecer aptidões e equipamentos semelhantes aos encontrados na concorrência, mas por preços menores.
Toda a linha Titano é equipada com motor 2.2 turbodiesel (180 cv), o mesmo utilizado pela van Ducato. Há também seis airbags, ar-condicionado e direção com assistência hidráulica entre os itens de série.
A versão mais em conta se chama Endurance e traz câmbio manual de seis marchas. Já a intermediária Volcano (R$ 239.990) e a topo de linha Ranch (R$ 259.990) vêm com caixa automática de seis velocidades. Todas têm cabine dupla e tração 4x4.
Picape média mais vendida do Brasil, a Toyota Hilux custa a partir de R$ 242.590 na versão cabine dupla. Já a Ford Ranger, modelo mais moderno do mercado, parte de R$ 234.990.
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