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Chinesa Neta confirma produção de carros elétricos no Brasil

Primeiros modelos chegarão importados no segundo semestre; marca busca local para fábrica

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A montadora chinesa Neta confirmou nesta terça (28) sua chegada ao mercado nacional, com início das vendas no segundo semestre. A empresa anunciou também que terá uma linha de produção no Brasil.

O local para a futura fábrica ainda não foi definido, mas há preferência por uma unidade já pronta. Uma das principais opções é a planta da Toyota em Indaiatuba (interior de São Paulo).

A montadora japonesa está transferindo a linha de montagem para a planta de Sorocaba, também no interior de São Paulo. Na última semana, foi fechado o acordo com o sindicato da região.

Modelo Neta GT em exposição em feira automotiva em Bancoc, na Tailândia - Lillian Suwanrumpha - 27.mar.24/AFP

As companhias, contudo, não confirmam negociações. Há outras empresas interessadas nas instalações de Indaiatuba, além de haver mais fábricas ociosas disponíveis para negociação no país.

Além da China, a empresa, que faz parte do grupo Hozon, tem uma fábrica na Tailândia.

Produzir localmente é parte da estratégia de expansão da Neta, que pretende atingir a marca de 300 mil carros comercializados fora de seu país de origem até 2026.

A montadora pretende abrir 370 novas concessionárias em mercados estrangeiros ainda neste ano, meta ambiciosa para uma fabricante jovem.

O primeiro carro da Neta foi produzido em 2018 —a fabricante faz parte da nova geração de marcas chinesas focadas em veículos elétricos.

Há também duas opções híbridas no portfólio, mas o motor a combustão funciona apenas como um gerador para abastecer as baterias e aumentar a autonomia para aproximadamente 1.200 km, segundo a montadora.

O primeiro carro apresentado no Brasil é o cupê esportivo elétrico GT. A versão mais potente tem 462 cv e autonomia de aproximadamente 500 km.

O modelo segue o padrão dessas novas marcas chinesas, que se inspiram na Tesla para conquistar mercados globais. O padrão de acabamento remete a modelos de marcas premium tradicionais, como as alemães Audi, BMW e Mercedes.

A Neta confirma que três modelos serão lançados ao mesmo tempo no segundo semestre. Além do GT, haverá um sedã e um SUV na linha.

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