Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Gestão Lula fatura investimento da Toyota e desagrada governo Tarcísio

Aporte de R$ 11 bilhões em Sorocaba foi explorado por Alckmin; governo de SP diz que seu papel foi fundamental

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A atitude do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de faturar politicamente um investimento de R$ 11 bilhões da montadora japonesa Toyota em Sorocaba (SP), com a geração de 2.000 empregos, gerou mal-estar na gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Logotipo da Toyota, que fará investimento em Sorocaba (SP) - Yves Herman/Reuters

O aporte foi antecipado pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo. A empresa pretende produzir novos modelos de um compacto híbrido e de um SUV.

"Mais uma conquista do Brasil e do governo do presidente Lula", escreveu o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, no X.

O governo Tarcísio diz ter sido fundamental o papel do secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, para a decisão da empresa japonesa, que cogitou levar o investimento para o México.

Em outubro de 2023, ele viajou a Tóquio, onde se encontrou com diretores da Toyota. Na época, disse que estava ali representando o governador "para avançar na busca de mais investimentos no estado de São Paulo".

O atrito se soma a outros ocorridos recentemente, como na obra do túnel Santos-Guarujá. Num primeiro momento, o governo federal dispensou a participação da gestão estadual. Com a reclamação de Tarcísio, Lula recuou e agora a construção será uma parceria.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.