Siga a folha

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Maradona conheceu céu e inferno no único lugar em que existem céu e inferno

Alguém perguntou: Por quanto tempo falarão de Don Diego? A resposta é óbvia

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Ninguém vai para o céu. Nem para o inferno.

Ninguém à exceção de Don Diego Maradona.

Que conheceu o céu e o inferno no único lugar em que existem o céu e o inferno: a Terra.

Em meio às homenagens, lágrimas, a tudo que se disse e escreveu sobre ele nestes dias de tristeza infinita pelo mundo afora, duas frases de dois escritores de primeira, já falecidos, o argentino Roberto Fontanarrosa e o uruguaio Eduardo Galeano, reapareceram definitivas: “Para mim não importa o que Maradona fez da vida dele. Eu me importo com o que ele fez com a minha”, disse o rosarino; “Maradona foi o mais humano dos deuses”, escreveu o montevideano.

Desde que surgiu, em meados dos anos 1970, Maradona nunca mais saiu do noticiário. Com altos, tantos, e baixos, quase não menos.

Assim seguirá em sua trajetória, daqui por diante misturada entre lenda e realidade.

Quem viu, viu. Quem não viu... seguirá vendo.

Quarteto Feliz

Os quatro grandes paulistas se deram bem na 23ª rodada do Covidão-20.

O trio que luta no topo, muito bem: vitórias categóricas de São Paulo, Palmeiras e Santos, não apenas com boa diferença de gols, mas com atuações convincentes.

O São Paulo fez segundo tempo admirável na Fonte Nova e despachou o Bahia por 3 a 1.

O Palmeiras não lhe ficou atrás, durante os 90 minutos, e amassou o Athletico por 3 a 0.

E o Santos deu susto depois de fazer 2 a 0 no Sport ao sofrer o empate ainda no primeiro tempo, mas se impôs na etapa final com indiscutível 4 a 2.

Já o Corinthians, em sua miserável luta para escapar do rebaixamento, ganhou como pôde do Coritiba por 1 a 0 e viu os times contra quem luta permanecerem atrás dele, embora ainda possa ser ultrapassado pelo Ceará e pelo Bragantino que jogam nesta segunda-feira (30), caso derrotem, no Rio, Vasco e Fluminense, o que é improvável. O Corinthians amanhece na décima colocação, cinco pontos à frente do primeiro dos últimos, o Vasco, que tem dois jogos a menos.

Caso o Cruzmaltino se imponha em São Januário sobre o Ceará, a vantagem para o 17º colocado, que passará a ser o Sport, cairá para escassos quatro pontos.

Se os dois rivais da capital têm motivos para festejar, assim como o do litoral, o time do Corinthians, na real, nem tanto.

Pode estar, no máximo, aliviado, momentaneamente feliz.

Cúmplices

Alguém disse que o Corinthians não tem sócios, tem cúmplices. Disse bem.

A eleição para presidente do clube revelou à exaustão a cumplicidade dos eleitores com quem está quase rebaixando novamente o time de futebol, além de tê-lo endividado miseravelmente e prometido pagar o estádio em seis anos, até 2020, prazo agora prorrogado para as calendas de 2039.

Nada indica que a chapa situacionista vencedora, encabeçada por Duílio Monteiro Alves, livrará o Corinthians da farra dos empresários, até porque quem ficou em segundo lugar, Augusto Melo, como linha auxiliar, cobrará espaço na gestão.

Duílio Monteiro Alves durante votação na qual ele foi eleito presidente do Corinthians para o triênio 2021-2023 - José Manoel Idalgo - 28.nov.20/Ag. Corinthians

O candidato de oposição, Mário Gobbi, comprometido com o fim da farra, tem o consolo de ter lutado a boa luta e deve estar curtindo uma contraditória sensação de alívio, porque, caso vencesse, teria de enfrentar batalha cruel.

Tombamento

Que o espírito público prevaleça sobre o negocial e os membros do Condephaat, na reunião desta segunda-feira, decidam pelo tombamento do complexo esportivo e do ginásio do Ibirapuera.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas