Siga a folha

Psicóloga clínica, comunicadora e especialista em educação sexual. É autora de 'Educação Sexual em 8 Lições - Como Orientar da Infância à Adolescência', entre outras obras.

Descrição de chapéu Todas

Lazer e férias podem ser importantes para manter a qualidade do sexo

Ao relaxar, o corpo e a cabeça entram num estado emocional mais tranquilo, menos estressado e mais aberto aos prazeres

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Fazer uma pausa, dar um tempo, encontrar espaço para curtir momentos de lazer, tirar férias. Estamos falando aqui de algo fundamental para dar um colorido novo à vida e (por que não?) ao amor e ao sexo. A coluna de hoje é sobre isso: a importância do lazer para o prazer amoroso e sexual.

Viver na correria e ter múltiplas tarefas faz cada vez mais parte da vida moderna de pessoas de qualquer idade, sexo ou gênero. Parece até uma pandemia mundial, contagiando a todos e trazendo uma lista infindável de compromissos.

E o espaço e o tempo para o amor e o sexo? Muitas vezes não sobra.

Até mesmo no mundo jovem, que é cheio de energia para infinitos compromissos, pode ser que falte um espaço de relaxamento e descontração para curtir sem aceleração os encontros amorosos e sexuais.

Nesse contexto em que vivemos, dar uma pausa e tirar férias pode fazer um bem enorme para a saúde, para a qualidade de vida e também para os relacionamentos a dois.

Descansar ajuda a se abrir para os prazeres - Jonathan Borba/Unsplash

Ao relaxar e ter espaço para curtir o lazer, o corpo e a cabeça da gente vão entrando em um estado emocional mais tranquilo, menos estressado e mais aberto aos prazeres. Isso pode deixar tudo mais descontraído e mais gostoso.

A ausência temporária de compromissos que exigem uma grande atenção e dedicação (e que muitas vezes trazem também uma grande ansiedade e preocupação), como estudos e/ou trabalho, é outro ingrediente das férias que contribui para curtir o prazer a dois.

Ao baixar a ansiedade com estudos e/ou trabalho e ter menos preocupações incomodando a cabeça, pelo menos por um período de pausa como as férias, podemos ter impacto positivo no bem-estar como um todo. E isso talvez ajude também a ter menos ansiedade e menos preocupações em outros setores da vida, como o amoroso e o sexual.

Ou seja, sexo e férias super combinam, pois o lazer traz um campo favorável aos prazeres afetivos e sexuais.

Mas retomar os compromissos, após as férias, também é superimportante. Até mesmo para que as férias sejam, de fato, apenas períodos de pausas. E não percam toda essa graça!

Por aqui pelos nossos escritos, mais um pouquinho e entraremos em mês férias (o próximo). Mas ainda não!

Então, até a próxima coluna! E se você tem alguma pergunta ou sugestão, mande para folhateen@grupofolha.com.br.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas