Siga a folha

Advogado criminal, é autor de "Newton" e "Nada mais foi dito nem perguntado"

Descrição de chapéu Folhajus Prevent Senior

Jair Bolsonaro desperta no homem comum o que há de pior

Resíduos de instituições autoritárias são mais perceptíveis em momentos de perda da liberdade ou de segregação de pessoas

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Resíduos de instituições autoritárias sobrevivem ao movimento civilizatório e são mais perceptíveis em momentos de perda da liberdade ou de segregação de pessoas. Pelos mais diversos motivos. Da cadeia aos hospícios.

Foram especialmente potencializados pelo nazismo, mas reaparecem aqui e ali, inclusive em democracias, como mostram imagens recentes da polícia (montada) norte-americana tocando como gado refugiados do Haiti.

Agente de fronteira montado a cavalo usa rédea como chicote para deter migrante haitiano - Paul Ratje - 19.set.21/AFP

Judeus húngaros foram submetidos a “experiência de sanidade mental” em campo alemão de concentração nazista: execução de trabalho totalmente sem sentido, como remover baldes de areia de um canto para outro, indefinidamente.

Há o relato de que alguns enlouqueceram, tentaram fugir e foram fuzilados, e de que outros se jogaram contra cercas eletrificadas e morreram carbonizados. O comandante do campo de concentração, declarava, “em tom de pilhéria”, que “já não há necessidade de usar o forno crematório”.

Joseph Frank, biógrafo de Dostoiévski, relaciona esta experiência macabra à intuição do escritor russo, de que se alguém quisesse aniquilar o ser humano bastaria dar-lhe um trabalho de “total inutilidade e de absoluta falta de sentido”, como transferir água de uma vasilha para outra, ou montinhos de terra, repetidamente. A pessoa “preferiria morrer a ter de aturar tamanha humilhação, vergonha e suplício”.

Conheço alguém que cumpriu no século passado, depois de encerrada a ditadura de 64, tarefa semelhante, ainda que menos intensa. Vítima do alistamento militar obrigatório, o adolescente foi alocado para destelhar e depois cobrir de telhas e destelhar e cobrir de telhas, durante todo o dia, uma edícula em desuso do famoso Quartel de Quitaúna, em Osasco. O singelo ensaio da engenharia do absurdo deixou-o febril.

Personagem de Stefan Zweig, em sua última obra, conta ter sido preso na Áustria, pela SS de Hitler, para ser interrogado sobre suas atividades profissionais: “Não nos fizeram nada –só nos deixaram num completo vazio, pois é sabido que não existe nada no mundo que cause tanta pressão na alma humana como o nada”. Quatro meses depois, isolado de tudo, em quarto de hotel hermeticamente fechado, “fora do tempo e do mundo”, a desordem se instalaria em seu cérebro.

Em Guantánamo (releitura da inquisição ibérica) há protocolo escrito para tortura de suspeitos de terrorismo islâmico. O suplício físico não é a única técnica de interrogatório imprópria.

O isolamento radical do “regime disciplinar diferenciado”, imposto por penitenciárias do Brasil a presos com “alto risco para a ordem e a segurança do estabelecimento penal ou da sociedade”, replica a ideia destrutiva do confisco do tempo, do mundo e de qualquer possibilidade de contato físico.

O atrevimento e a perversão de Jair Bolsonaro na pandemia, com disseminação de falsas informações e desestímulo à vacina, à máscara e ao isolamento social, tiveram o efeito de multiplicar o número de mortos e estimular “experimentos médicos” para a salvação da economia, como apontam revelações horripilantes da CPI da Covid sobre os hospitais da Prevent Senior.

Bolsonaro representa o homem comum e (nele) faz despertar o que há de pior, explorando, para a reeleição, a mentira e o temor infantil do comunismo e da corrupção.

O desafio é eliminar do horizonte político do Brasil a figura sinistra de Jair Bolsonaro e a cepa de micróbios nazistas que habita a sua alma.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas