Siga a folha

Governo Bolsonaro pede explicação aos EUA sobre ausência do Brasil na OCDE

Brasil soube há um mês que não teria apoio americano para entrar na organização

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O governo brasileiro soube há um mês que os EUA enviaram uma carta à OCDE (Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico) apoiando o ingresso apenas da Argentina e da Romênia na entidade. E procurou na época o governo americano para ter explicações.

Donald Trump e Jair Bolsonaro durante visita aos Estados Unidos - Ting Shen - 20.mar.19/Xinhua

LISTA 

A equipe de Jair Bolsonaro trabalhava até então com a possibilidade de os EUA formalizarem, ainda neste ano, apoio para a entrada dos países na seguinte ordem: Argentina e Romênia em 2019, Brasil em maio de 2020 e Peru em dezembro, e a Bulgária, em maio de 2021.

MALOTE 

A OCDE, segundo integrante do governo, chegou a enviar uma carta aos EUA confirmando a ordem. Os americanos responderam aprovando apenas Argentina e Romênia —e deixando o Brasil de lado.

BALANÇA 

Ao buscar os EUA, a equipe de Bolsonaro ouviu que o problema não era com o Brasil e sim com uma expansão desenfreada de membros sem que a OCDE seja reformada. Os EUA se preocupam com o fortalecimento da União Europeia na entidade.

FAVAS CONTADAS 

A informação da carta dos EUA à OCDE chegou também ao STF (Supremo Tribunal Federal), por meio de diplomatas estrangeiros.

VAI E VEM 

A aliança do PT com o PSOL no Rio de Janeiro deve, na opinião de dirigentes petistas, ser vinculada ao apoio dos psolistas a outros candidatos petistas no país. O partido relutaria em apoiar a legenda em outras cidades.

PONTE AÉREA 

Na visão de um dos principais dirigentes do PT, é preciso vincular a aliança no Rio a um ajuste nacional que inclua inclusive o apoio do PSOL em São Paulo.

QUEM SERÁ? 

O problema, na visão de lideranças do PSOL, são as incertezas em torno das candidaturas. “É importante que o PT apresente nomes que tenham expressão. Se isso ocorrer, o apoio é certo”, diz o deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ), pré-candidato psolista a prefeito do Rio.

TUDO CERTO 

Segundo ele, a aliança com o PT na cidade não está ameaçada. “Já estamos em fase de discussão de programa.”


TROFÉU NA PRATELEIRA

As ministras do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia e Rosa Weber foram homenageadas com o Troféu Dom Quixote e Medalha do Mérito Justiça & Cidadania na quarta (9), no auditório da 2ª Turma do STF. O presidente do Bradesco, Octavio de Lazari Junior, recebeu a honraria do presidente do conselho do banco, Luiz Carlos Trabuco, enquanto o cardiologista Roberto Kalil Filho recebeu o prêmio do ministro do STJ Luis Felipe Salomão. A homenagem concedida ao governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), foi entregue por sua mulher, Helena Witzel.


SHOW... 

A família de um chileno preso no Rock in Rio desembarcou no Brasil para denunciar suposta irregularidade na detenção e pedir que ele seja solto. O caso está tendo repercussão em jornais e TVs do Chile. O consulado do país também foi acionado.

... DE HORROR 

O jovem, Enzo Oliva, 26, é técnico de informática e viajou ao Brasil com quatro colegas do próprio trabalho só para ir ao show de rock. Chegou ao evento num grupo de 13 pessoas. E se perdeu. Acabou detido e levado ao Juizado do Torcedor e dos Grandes Eventos, no próprio Rock in Rio.

LINGUAGEM 

No despacho, a juíza Simone de Araújo Rolim afirma que, “indagado”, ele disse entender português e dispensar um intérprete. A defensora pública, no entanto, consignou que “não conseguiu realizar a entrevista a contento” justamente porque ele fala apenas espanhol.

DECOLAGEM 

A Defensoria Pública entrou com um pedido de habeas corpus. O mesmo instrumento foi apresentado pelo advogado da família, Carlos Alberto Torres.

PROCURA-SE 

A Câmara Municipal de SP vai postar diariamente fotos de crianças desaparecidas em suas redes sociais. A ação integra uma campanha para auxiliar na localização dessas pessoas e que ocorre até o fim deste mês. As imagens fazem parte do banco de dados da ONG Mães da Sé. 

EMBARQUE 

O aeroporto de Sorocaba (SP) deve ser internacionalizado até o fim deste ano. Com isso, voos para países estrangeiros de aeronaves de pequeno porte, como jatinhos Legacy e Gulfstream, poderão decolar daquele terminal, que também poderá receber viagens vindas de fora.

IMEDIATO 

O projeto da secretaria estadual de Logística e Transportes de SP já teve aval da Receita e da Agência Nacional de Aviação Civil. Um dos objetivos da ação é fortalecer o mercado local de manutenção de aviões e expandir as opções de aviação executiva privada.  

MILHAS 

Anna Luísa Beserra, premiada pela ONU por desenvolver uma tecnologia para filtrar água por meio da luz solar, e Isabelle Christina, criadora do projeto Meninas Negras, estão entre as jovens que o Banco Original vai premiar com uma viagem ao Vale do Silício em comemoração ao Dia Internacional das Meninas. A homenagem, em parceria com projeto Força Meninas, ocorrerá em SP nesta sexta (11). 


NO RINGUE

O ator Daniel Rocha integra o elenco da série “Irmãos Freitas”, que foi lançada em evento na quarta (9), no Fabrique Club, em São Paulo. O ex-boxeador Éder Jofre e o diretor Sérgio Machado passaram por lá.


CURTO-CIRCUITO

A ministra do STJ Nancy Andrighi participa de reunião-almoço do Iasp. Na sexta (11), às 12h, em SP.

A Feambra comemora 30 anos de atividade. 

A banda Luísa e os Alquimistas lança o CD “Jaguatirica Print” em show na sexta (11), no MIS, às 21h.

A sétima edição do Brasa Summit ocorre na sexta (11) e no sábado (12) em Boston.

com BRUNO B. SORAGGIGABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas