Siga a folha

Padilha e Tatto disputarão prévias do PT em São Paulo

Disputa se afunilou após retirada de candidatura do deputado Carlos Zarattini

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

As eleições prévias do Partido dos Trabalhadores para a Prefeitura de São Paulo serão disputadas entre o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha e o ex-secretário de Transportes Jilmar Tatto.

Na noite desta quarta-feira (13), o deputado federal Carlos Zarattini retirou seu nome da disputa por não considerar legítimo o processo eleitoral interno. O movimento foi decisivo para estreitar o pleito entre Padilha e Tatto.

Na sexta (15) e no sábado (16), uma consulta virtual com cerca de 600 delegados definirá o nome que disputará a prefeitura da capital paulista pelo PT. Alexandre Padilha será representado pelo número 10 na votação e Jilmar Tatto, pelo 20.

"Estamos retirando [a candidatura] porque as prévias foram canceladas por decisão dos diretórios municipal e nacional. É um processo que a gente considera completamente equivocado, poderíamos ter as prévias através da internet", afirma Zarattini, que reclama da ausência dos cerca de 180 mil filiados do PT na decisão.

Além de Zarattini, também nesta quarta, o deputado federal Paulo Teixeira, o vereador Eduardo Suplicy e o arquiteto Nabil Bonduki retiraram suas candidaturas. A decisão deles se deu em apoio a Padilha.

Dentro do partido, ganha força a tese de que o ex-ministro teria mais visibilidade nas eleições de outubro por ser médico e pela sua experiência chefiando o Ministério da Saúde, pontos considerados importantes para administrar a crise da Covid-19 na cidade —ou seus vestígios, depois que a curva de casos for suavizada.

O grupo de Zarattini, que é composto por nomes como os dos vereadores Antonio Donato e Paulo Reis, votará em Padilha em oposição à candidatura do ex-secretário de Transportes, e não em apoio a Padilha.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas