Siga a folha

Pazuello faz reunião com embaixador da China para discutir crise das vacinas

Bolsonaristas criticam país asiático, mas Brasil depende de insumos chineses para produzir imunizantes

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, se reuniu nesta quarta (20) com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming.

O encontro foi divulgado pela própria embaixada, que afirmou que ele ocorreu por videoconferência.

"[Os dois] conversaram sobre a cooperação antiepidêmica e de vacinas entre os 2 países", diz mensagem no Twitter, afirmando que a China "continuará unida" ao Brasil no combate à pandemia "para superar em conjunto os desafios colocados pela pandemia".

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, cuja pasta defende o uso de medicamentos sem eficácia comprovada contra a Covid-19 - Zanone Fraissat/Folhapress

O encontro é uma guinada na forma como o embaixador tem sido tratado pelo governo federal. O presidente Jair Bolsonaro chegou a proibir ministros de recebê-lo _mas agora tenta se reconciliar com a diplomacia da China, país de onde virão os insumos para a produção de vacinas, no Brasil, contra o novo coronavírus.

Sem a boa vontade da China, o Brasil corre o risco de não ter vacinas para imunizar a sua população.

E o país asiático tem retardado o envio dosIFAs ( Ingrediente Farmacêutico Ativo), impedindo o começo da produção da vacina inglesa de Oxford/Astrazeneca pela Fiocruz e da Coronavac pelo Instituto Butantan.

Elas são as duas únicas que estarão disponíveis até agora para os brasileiros. A Coronavac até já começou a ser aplicada, já que o governo de São Paulo tinha garantido a chegada, em dezembro, de 6 milhões de doses para o Instituto Butantan. Mas a quantidade é insuficiente até mesmo para vacinar os profissionais de saúde do país.

A demora preocupa cientistas, médicos, governadores e autoridades de saúde pública e há um temor generalizado de que as relações tensas entre Bolsonaro e os chineses esteja contribuindo para que a China desacelere seus procedimentos.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-SP) também pediu uma conversa com o embaixador para fazer apelos pela liberação dos insumos.

A China já foi atacada dezenas de vezes por auxiliares do presidente, pelo filho dele, o deputado Eduardo Bolsonaro, pelo chanceler Ernesto Araújo e pelo próprio presidente, que agora, sem alternativa, busca uma reaproximação.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas