Siga a folha

Joaquim Barbosa diz que general Villas Bôas delirou com suposta solidariedade a ele por tuíte

Segundo a revista Piauí, o militar acreditou que sua mensagem de ameaça ao STF, no julgamento da prisão de Lula, fazia sucesso

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa ficou surpreso com a versão dada pelo general Eduardo Villas Bôas a um rápido encontro que os dois tiveram na posse de Dias Toffoli na presidência da Corte, em setembro de 2018.

QUE SUCESSO 

Na versão do general, divulgada pela revista “Piauí”, dezenas de pessoas, inclusive Barbosa, se solidarizaram com ele na festa. E o então comandante do Exército pôde constatar o suposto sucesso do “tuíte de alerta” que ele postara na véspera do julgamento do habeas corpus que, em abril, tentava impedir a prisão de Lula.

O ex-ministro do STF Joaquim Barbosa - Ueslei Marcelino-19.abr.2018/Reuters

GATILHO 

O tuíte, considerado uma ameaça ao STF, dizia que o Exército compartilhava “o anseio de todos os cidadãos de bem de repúdio à impunidade”. E que os militares se mantinham atentos “às suas missões constitucionais”.

DELÍRIO  

Barbosa afirmou a interlocutores que deve ter “trocado uma palavra, um boa noite”, e nada mais com Villas Bôas. Disse ainda que “está me parecendo um certo delírio dele achar que todos os que o cumprimentaram rapidamente na festa prestaram algum tipo de solidariedade”.

VILLAS QUEM?  

E mais: distante de Brasília desde 2014, quando saiu do Supremo, ele nem mesmo sabia quem era Villas Bôas em 2018.

TÔ VOLTANDO

Naquele momento, já no fim do governo de Michel Temer, os militares apenas começavam a ocupar a cena política _depois de longo período longe dela, nos governos de Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma Rousseff.

A atriz Luiza Brunet em retrato feito pelo fotógrafo Bob Wolfenson para a revista Elle Brasil - Bob Wolfenson

CLIQUE

A modelo e atriz Luiza Brunet foi fotografada por Bob Wolfenson em um ensaio celebrando os 50 anos de carreira do fotógrafo feito para a atual edição da revista Elle Brasil, que completa um ano desde que voltou a circular no país

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas