Siga a folha

Taís Araujo mostra a língua em campanha que pede Nobel para mulher de Albert Einstein

Marilia Gabriela também participa de iniciativa em homenagem ao Dia da Mulher

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A atriz Taís Araujo e a apresentadora Marília Gabriela participam da campanha global “#NobelForMileva”, que reivindica um prêmio Nobel póstumo para Mileva Marić (1875-1948), física e matemática sérvia que foi a primeira mulher de Albert Einstein.

A atriz Taís Araújo participa da campanha "#NobelForMileva" - Arquivo pessoal

Mileva contribuiu em diversas conquistas acadêmicas de Einstein, incluindo a teoria da relatividade. Segundo as regras atuais, no entanto, o Nobel premia apenas pessoas vivas —o prêmio póstumo só é concedido quando o ganhador morre entre o momento do anúncio e a cerimônia de premiação.

A campanha, criada pela ONG Insipiring Girls em homenagem ao Dia da Mulher, incentiva que figuras públicas compartilhem selfies com a língua de fora, repetindo gesto de Einstein.
"Mileva Marić foi uma brilhante matemática e física sérvia. Ela foi a primeira esposa de Albert Einstein, e também a única mulher a trabalhar ao lado dele no Instituto Politécnico de Zurique. Mileva colaborou com Einstein nas teorias que transformaram a física contemporânea! Queremos celebrar não apenas a história dela, como também as de todas as mulheres inovadoras que (ainda) não se tornaram nomes conhecidos e merecem ser!", escreveu Marília no Instagram.
A apresentadora Marília Gabriela participa da campanha "#NobelForMileva" - Arquivo pessoal

"Mileva Marić, foi uma mulher brilhante que participou das publicações mais importantes de seu marido: Albert Einstein. Mas ao contrário dele, ela foi esquecida e não recebeu o reconhecimento e o lugar na história que também merece. Poste uma selfie colocando a língua para fora, usando #NobelForMileva e faça parte deste movimento para ressignificar a imagem icônica de Einstein em um símbolo de luta por direitos iguais", escreveu Taís em seu perfil no Instagram.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas