Siga a folha

Eduardo Leite busca apoio de FHC contra modelo de Doria para prévias do PSDB

Governador do RS defende sistema federativo para eleições internas enquanto o paulista quer que a regra seja um filiado, um voto; os dois grupos dizem ter apoio do ex-presidente

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), conversou com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso nesta terça (25) sobre as prévias no partido para a escolha do candidato do PSDB em 2022. E defendeu mecanismos que, no entendimento dele, poderiam equilibrar a disputa, evitando que a máquina partidária de São Paulo atropele outros candidatos.

De acordo com interlocutores de Leite, se não houver ponderações e compensações de votos, o estado de São Paulo –e, em consequência, o governador João Doria, que deve se candidatar às prévias–sairá em tamanha vantagem que desequilibrará a competição.

O governador Eduardo Leite em reunião com tucanos que lançaram sua candidatura ao Planalto - Gustavo Mansur - 11.fev.21/Divulgação Palácio Piratini

Com isso, ficaria travada a possibilidade de um candidato com perfil nacional, que refletisse o pensamento médio do partido em todo o Brasil, vencer a disputa interna.

Um dos modelos que poderiam ser adotados para as prévias, ainda segundo interlocutores de Leite, seria federativo.

Por ele, primeiro se calcularia o peso de cada estado nas eleições gerais.

O Rio Grande do Sul, por exemplo, com 8,4 milhões de cidadãos aptos a votar, tem 5,69% do total de 147,9 milhões de eleitores do país, de acordo com o TSE (Tribunal Superior eleitoral). Já São Paulo, com 33,5 milhões de eleitores, tem 22,6% dos votos do país.

A totalização de votos das prévias consideraria essa proporção, ponderando os pesos de cada estado.
O modelo federativo respeitaria o tamanho de cada estado na da federação e garantiria equilíbrio de forças partidárias, considerando as diferentes condições do PSDB em cada estado, defendem os apoiadores do governador do Rio Grande do Sul.

Já Doria defende o sistema de um filiado, um voto, sem qualquer ponderação. Ele conversou sobre essa proposta em encontro com FHC na segunda (24).

Os apoiadores do governador paulista dizem que FHC comprou a ideia, segundo o Painel.

Já o governador Eduardo Leite tem uma informação diferente.

Questionado pela coluna, ele confirma que conversou com o ex-presidente da República. E diz que FHC "compreende que as prévias precisam ser realizadas de forma a resultarem numa candidatura que atenda ao sentimento do eleitor em nível nacional e não apenas de estados em que o PSDB tenha mais estrutura".

João Doria, Eduardo Leite, Tasso Jereissati e Arthur Virgílio, todos possíveis presidenciáveis do PSDB - Divulgação

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas