Siga a folha

Descrição de chapéu Pix

Procon-SP pede esclarecimentos ao BC sobre dados de chaves Pix vazados

Entidade de defesa do consumidor enviou ofício à autoridade monetária nesta segunda-feira (24)

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O Procon-SP encaminhou nesta segunda-feira (24) um ofício ao Banco Central em que pede esclarecimentos sobre o vazamento de dados pessoais de mais de 160 mil chaves Pix que estavam sob a guarda e a responsabilidade da Acesso Soluções de Pagamento.

A ocorrência do incidente na segurança foi anunciada na sexta-feira (21). De acordo com uma nota do BC, entre os dados potencialmente expostos estão nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento e número de agência e conta de 160.147 chaves Pix.

Fachada do Banco Central, em Brasília o Banco Central do Brasil - Leonardo Sá/Agência Senado

O episódio ocorreu entre 3 e 5 de dezembro de 2021.

A autoridade monetária também informou que não foram expostos dados sensíveis, como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas ou outras informações sob sigilo bancário.

No ofício, o Procon-SP pede que o BC informe qual a relação jurídica que mantém com a empresa e quantos usuários no estado de São Paulo foram afetados pelo vazamento.

Além disso, a entidade também questiona se já há registro de prejuízos sofridos em razão do ocorrido e qual plano de ação será adotado pelo BC para evitar a utilização indevida dos dados vazados.

Este não é o primeiro caso do tipo. Em setembro do ano passado, o BC informou vazamento de dados de chaves Pix sob a responsabilidade do Banese (Banco do Estado de Sergipe).


PORTAS ABERTAS

A artista plástica Lidia Lisbôa inaugurou no sábado (22) a exposição "Acorde-lados", na Galeria Millan, em São Paulo. A mostra tem curadoria de Thiago de Paula Souza, que compareceu ao evento. No mesmo dia, a galeria realizou a abertura da exposição "Arriba do Chão", do artista David Almeida. O curador-chefe do Masp (Museu de Arte de SP Assis Chateaubriand), Tomás Toledo, esteve lá

JOELMIR TAVARES (interino), com LÍGIA MESQUITA, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas