Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu STF

Promotor suspenso por abuso contra Gilmar Mendes vira alvo de ação no CNMP

Daniel Balan Zappia deu entrevista sugerindo parcialidade do relator de reclamação contra ele

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Corregedoria Nacional do Ministério Público instaurou processo administrativo contra o promotor de Justiça Daniel Balan Zappia, de Cuiabá (MT), ainda em consequência da série de ações abertas por ele contra o ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

O promotor estadual do Ministério Público de Mato Grosso Daniel Balan Zappia
O promotor estadual do Ministério Público de Mato Grosso Daniel Balan Zappia - MPE-MT

O órgão diz haver indícios suficientes de infração disciplinar cometidas por Zappia em entrevista que ele concedeu ao portal RD News, em 11 de dezembro, cujo título é "Punido por investigar ministro, promotor diz não se arrepender: 'Foi por ofício'".

Zappia cumpre suspensão não remunerada de 45 dias desde 16 de dezembro, após o plenário do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) reconhecer que houve abuso processual do promotor contra o ministro do STF e sua família.

Quando estava na comarca de Diamantino (MT), cidade natal de Mendes, o promotor abriu sete inquéritos contra o ministro, sem passar pelo crivo da Justiça —nenhuma das ações prosperou.

Na entrevista, o promotor sugere que o relator da reclamação de Mendes contra ele no CNMP, conselheiro Otavio Luiz Rodrigues Junior, foi parcial ao analisar o processo. Além disso, questiona a atuação do órgão.

A Corregedoria afirma que Zappia violou os deveres funcionais de manter conduta pública e privada "ilibada e compatível com o exercício do cargo", "guardar decoro" e "zelar pelo prestígio da Justiça, por suas prerrogativas e pela dignidade de suas funções".

O ministro Nunes Marques, do STF, havia concedido liminar suspendendo a punição do promotor em 3 de dezembro, mas a decisão acabou revertida.

Procurado, Zappia respondeu que não irá se manifestar sobre a decisão do CNMP.


PORTAS ABERTAS


A artista plástica Lidia Lisbôa inaugurou no sábado (22) a exposição "Acorde-lados", na Galeria Millan, em São Paulo. A mostra tem curadoria de Thiago de Paula Souza, que compareceu ao evento. No mesmo dia, a galeria realizou a abertura da exposição "Arriba do Chão", do artista David Almeida. O curador-chefe do Masp (Museu de Arte de SP Assis Chateaubriand), Tomás Toledo, esteve lá

JOELMIR TAVARES (interino), com LÍGIA MESQUITA, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.