Siga a folha

Globo recebe denúncia de racismo nas gravações de 'Nos Tempos do Imperador'

Queixa levada ao departamento de compliance relata suposto tratamento diferenciado entre o elenco da novela; emissora afirma ter código de ética que proíbe qualquer forma de preconceito

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O departamento de compliance da TV Globo recebeu uma denúncia de suposto racismo praticado durante as gravações da novela de época "Nos Tempos do Imperador", que termina nesta sexta-feira (4).

Segundo consta na queixa levada ao compliance, artistas negros da novela das seis teriam sofrido diferença de tratamento no ambiente de trabalho em relação ao elenco formado por atores brancos.

Cena de uma festa da novela de época da Globo 'Nos Tempos do Imperador', de autoria de Thereza Falcão e Alessandro Marson e direção artística de Vinicius Coimbra - Globo

Procurada pela coluna, a Globo afirma que não comenta questões relacionadas a investigações do compliance, área que garante que as normas de conduta e as leis estejam sendo cumpridas. A emissora ressalta que mantém um código de ética que proíbe qualquer forma de preconceito no ambiente de trabalho sob pena de desligamento da empresa.

"Temos também uma ouvidoria para receber quaisquer relatos de violação ao código. Todos são apurados criteriosamente assim que a empresa toma conhecimento, e as medidas necessárias são adotadas, com garantia de absoluto sigilo aos denunciantes e colaboradores sobre as apurações", diz a Globo.

Logo após sua estreia, em agosto de 2021, a novela que se passa durante o Brasil Império foi criticada por "romantizar a escravidão" e apresentar erros factuais.

A cena em que a mocinha sugere ter sofrido preconceito por ser branca, o chamado racismo reverso, fez com que uma das autoras da novela, Thereza Falcão, pedisse desculpas públicas pelo "erro grosseiro". Após o ocorrido, a Globo contratou uma revisora histórica para apontar erros e imprecisões no texto.

"Nos Tempos do Imperador" é assinada por Falcão e ​Alessandro Marson e tem direção artística de Vinicius Coimbra.


PALCO

O empresário Pedro Herz foi assistir à atriz Clarice Niskier em A Alma Imoral. A peça escrita por Nilton Bonder teve sessão para convidados como a atriz Gabriela Duarte e o ex-tenista Fernando Meligeni e sua mulher, a atriz Carol Hubner, na terça (1º), no Teatro Morumbi Shopping, em SP

JOELMIR TAVARES (interino), com LÍGIA MESQUITA, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas