Siga a folha

Ministério da Saúde aprova primeiro remédio contra Covid para ser distribuído no SUS

Anti-inflamatório baricitinibe é indicado para o tratamento em pacientes adultos hospitalizados que necessitam de oxigênio

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O Ministério da Saúde aprovou o uso do baricitinibe como o primeiro medicamento contra Covid para ser incorporado ao SUS (Sistema Único de Saúde).

Segundo portaria publicada nesta sexta (1º), o remédio, conhecido como Olumiant, é indicado para o tratamento da Covid em pacientes adultos hospitalizados que necessitam de oxigênio por máscara ou cateter nasal, ou que necessitam de alto fluxo de oxigênio ou ventilação não invasiva.

UTI de hospital de campanha em Ribeirão Pires, na Grande São Paulo - Rubens Cavallari -15.mar.2021/Folhapress

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) já tinha aprovado o uso do baricitinibe contra a doença. O mesmo medicamento também foi recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para pacientes graves de Covid.

O baricitinibe é um anti-inflamatório que já é usado no Brasil e distribuído no SUS para o tratamento de artrite reumatoide. O remédio também é indicado para casos de dermatite atópica.

O Ministério da Saúde está negociando a compra de outros medicamentos como a pílula da Pfizer contra a Covid-19, que será comercializada com o nome de Paxlovid.

com Bianka Vieira, Bruno B. Soraggi, Karina Matias e Manoella Smith

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas