Siga a folha

Bolsonaro telefona e faz Valdemar pedir desculpas a Datena para contornar crise

Presidente chama apresentador por vídeo ao lado de Valdemar Costa Neto (PL-SP), que pede desculpas por críticas feitas ao apresentador

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O presidente Jair Bolsonaro telefonou no sábado (21) para José Luiz Datena (PSC-SP) tentando contornar uma crise que pode tirar o apresentador das eleições.

Ele estava ao lado do presidente do PL, Valdemar Costa Neto.

Os três se falaram por vídeo, e Costa Neto se desculpou com Datena por afirmações críticas que fez sobre ele para um grupo de empresários em SP.

José Luiz Datena durante coquetel do prêmio Brasileiros do Ano 2019, em São Paulo - Zanone Fraissat/Folhapress

Na sexta (20), o presidente do PL disse aos anfitriões de um almoço do grupo Esfera Brasil que o apresentador tinha "coisa no passado". E afirmou achar difícil que ele saia mesmo candidato.

Irritado, Datena respondeu logo em seguida, afirmando que Costa Neto "saiu da cadeia outro dia". O dirigente do PL foi condenado e preso no escândalo do mensalão.

À coluna, o apresentador da TV Bandeirantes afirmou, antes mesmo das críticas de Valdemar Costa Neto, que "a política pode desistir de mim".

Ele reagia a resistências de lideranças do Republicanos a seu nome. O partido lançou Tarcísio de Freitas como pré-candidato ao governo paulista.

Na conversa com Datena no sábado, o presidente Bolsonaro afirmou que "o cargo [de senador] é seu. Eu já disse para esses caras [lideranças do Republicanos e do PL] que você ganha a eleição. A decisão é sua, você define se quer ou não [ser candidato]".

Ele sempre afirma a Datena que a política eleitoral exige "estômago de avestruz" para suportar críticas e eventuais traições.

Nesta segunda (23), Tarcísio de Freitas também fez um movimento em direção ao apresentador. E desmentiu informações de que teria o "plano B" de lançar o empresário Paulo Skaf ao Senado no lugar dele.

Disse que o candidato ao Senado é Datena, que Skaf já sabe disso e que o apresentador é o candidato não apenas dele, Tarcísio, mas também do presidente da República.

A prova disso é que, há duas semanas, Bolsonaro anunciou em um almoço na casa do próprio Skaf que Datena concorreria ao Senado, com o apoio dele, na chapa de Tarcísio.

Datena segue irritado. Mas segue candidato.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas