Siga a folha

Descrição de chapéu Folhajus

OAB vai demorar mais de 3 meses para divulgar posição sobre indulto de Bolsonaro a Daniel Silveira

Parecer já aprovado pela comissão de estudos constitucionais da entidade diz que ele foi inconstitucional

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O parecer aprovado na Comissão de Estudos Constitucionais da OAB que condena o indulto dado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) está parado há mais de um mês.

A situação começa a gerar tensão entre conselheiros que querem votar a peça no conselho federal da entidade, para que ela finalmente firme uma posição sobre o assunto.

O deputado Daniel Silveira - Evaristo Sa -21.mar.2022/AFP

SINAL VERMELHO

O parecer foi feito pelo jurista Lenio Streck, a pedido da comissão. Entregue no dia 24 de abril, ele foi aprovado três dias depois, em 27 de abril. E ficou parado.

CADÊ?

Em maio, em uma reunião do Conselho Federal, três integrantes do colegiado questionaram a demora: o advogado Alberto Toron, que levantou a questão, e os ex-presidentes da OAB Reginaldo de Castro e Cezar Britto. Ficaram sem resposta.

NO PARTICULAR

O parecer de Lenio Streck afirma que o indulto concedido por Bolsonaro é totalmente inconstitucional, por desvio de finalidade. O jurista afirma que todo ato de autoridade precisa ter como finalidade o interesse público, e que no caso de Silveira há apenas interesse particular.

EM PÚBLICO

O parlamentar foi condenado a 8 anos e 9 meses de prisão por ameaças e incitação à violência contra ministros da Corte. Em seguida, foi indultado por Bolsonaro.

NA FILA

O presidente da OAB, José Alberto Simonetti, diz que recebeu o parecer na sexta (10) e que ele entrará na fila para ser incluído na pauta do conselho depois do recesso de julho.

NEVOU

Gil do Vigor exibe novo visual com os fios platinados - Luana Chaves/Divulgação

O ex-BBB e economista Gilberto Nogueira, o Gil do Vigor, fez uma mudança radical no visual: platinou o cabelo. Foi a primeira vez que Gil pintou os fios, que são castanhos. A aplicação da tintura foi feita na sexta (10), em um salão no Rio de Janeiro, para uma campanha da Niely Cor&Ton. Segundo ele, a mudança exterior reflete processos internos de quebras de tabus. "Eu sempre quis platinar, mas pensava: Será que vão falar? Será que vão me ver diferente? Ficava com esse receio, mas tomei essa coragem e está sendo muito legal."

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas