Siga a folha

Descrição de chapéu câncer

Decisão do STJ sobre planos de saúde reduz acesso a tratamento de câncer infantil, dizem médicos

Dirigentes da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica fazem alerta sobre determinação que desobrigou operadoras de custearem procedimentos não incluídos no rol da ANS

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Dirigentes da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope) afirmam que a decisão que desobriga planos de saúde de custearem procedimentos não incluídos no rol da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) pode afetar a disponibilização de tratamentos oncológicos e reduzir as chances de cura de crianças afetadas pelo câncer. A sentença foi dada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) no mês passado.

MAPA 

O Brasil tem cerca de 8.500 novos casos de câncer pediátrico por ano, segundo a última projeção do Inca (Instituto Nacional do Câncer).

Pais, responsáveis e usuários de planos de saúde fizeram protesto na frente do STJ, em Brasília, em razão do julgamento sobre o rol de procedimentos - Pedro Ladeira -23.fev.2022/Folhapress

PERIGO

De acordo com o presidente da Sobope, Neviçolino Pereira de Carvalho Filho, e o coordenador do comitê de medicina de precisão da entidade, Elvis Terci Valera, em torno de 20% dos pacientes com a doença se beneficiariam de alguma nova terapia disponível hoje. Essa possibilidade, no entanto, foi drasticamente reduzida após a decisão do STJ, afirmam eles.

FATIA 

Segundo os oncologistas, a individualização de tratamentos, a chamada medicina de precisão, por vezes é mais eficaz do que outros métodos convencionais. "Com o rol taxativo, a judicialização poderá tornar-se um processo ainda mais desgastante e moroso para famílias e crianças com câncer, onde a variável tempo tem um significado muito particular", avaliam os médicos.

TEMPO 

"Perder o momento para uso dos tratamentos adequados em oncologia pediátrica significa expor o paciente a diminuir expressivamente as suas chances de cura."

MARTELO 

Pela decisão do STJ, a operadora não é obrigada a bancar um procedimento se houver opção similar no rol da ANS —há algumas exceções. Até então, negativas de atendimento a demandas individuais eram levadas a diferentes instâncias do Judiciário.


ONDAS

A apresentadora Karyn Bravo e o produtor musical João Marcello Bôscoli prestigiaram, na noite de segunda (11), evento em comemoração aos 45 anos da Rádio Cultura FM, no Teatro B32, em São Paulo. O maestro Julio Medaglia também passou por lá.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas