Siga a folha

Talíria Petrone está grávida pela segunda vez e diz ter ainda mais vontade de transformar o país

Deputada já é mãe de Moana Mayalú, de dois anos de idade

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A deputada federal e pré-candidata à reeleição Talíria Petrone (PSOL-RJ) está esperando seu segundo filho. Mãe de Moana Mayalú, de dois anos de idade, a parlamentar diz se ver ainda mais disposta a construir uma grande bancada de esquerda no pleito deste ano e a derrotar o projeto do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas urnas.

"Essa gravidez está me fazendo ter mais vontade de transformar esse país, de continuar lutando para que nenhuma mãe chore a morte dos seus filhos assassinados, para que tenhamos um país sem racismo e machismo, que não haja mais violência política e para que eu e todas as outras mulheres pretas possamos exercer, com tranquilidade, o cargo para qual fomos eleitas", afirma à coluna.

A deputada federal Talíria Petrone no corredor de comissões da Câmara dos Deputados, em Brasília - Gabriela Biló - 2.jun.2022/Folhapress

"Sigo com o compromisso de pautar, no Congresso Nacional, a defesa do nosso direito ao maternar, enfrentando o atraso que ataca diariamente a nossa existência", continua.

Para além de ter como bandeira a defesa de espaços institucionais mais acolhedores para o exercício da maternidade, Talíria Petrone é autora de um projeto que reconhece os cuidados maternos como trabalho e o contabiliza para a aposentadoria. A proposta, do ano passado, é inspirada em um projeto argentino.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas