Siga a folha

TSE vai discutir restrição a armas em locais de votação

Corte deve baixar uma série de normas, nas próximas semanas, para garantir a segurança das eleições de outubro

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve baixar uma série de normas, nas próximas semanas, para garantir a segurança das eleições de outubro. Paralelamente ao combate às tentativas golpistas de desqualificar o sistema eleitoral, o tema deve ser tratado como prioridade absoluta pela gestão de Alexandre de Moraes, que toma posse na presidência da corte nesta terça-feira (16).

O ministro Alexandre de Moraes, que toma posse na presidência do Tribunal Superior Eleitoral nesta terça (16) - Pedro Ladeira - 3.ago.22/Folhapress

PISTOLA 

Uma das questões que deve ser discutida é a circulação de pessoas armadas nos locais de votação nos dias 2 e 30 de outubro, datas do primeiro e do segundo turno das eleições.

PISTOLA 2 

O deputado federal Alencar Santana Braga (PT-SP) apoiado por diversos parlamentares de oposição, protocolou petição para que o tribunal discuta a questão. Ela deve ser pautada nas próximas semanas para deliberação dos magistrados.

TERRITÓRIO LIVRE 

Os parlamentares defendem que apenas agentes das forças de segurança possam circular armados das dependências eleitorais nos dias do pleito. Em 2018, eleitores chegaram a ir armados para as seções eleitorais, o que pode intimidar os demais cidadãos que exercem o direito ao voto.

TERRITÓRIO 2 

Alguns bolsonaristas usaram armas para pressionar os botões das urnas eletrônicas. Eles ainda filmaram e fotografaram seus votos, o que é crime eleitoral.

PAZ 

Entidades de servidores da Justiça Eleitoral também já manifestaram preocupação e defendem o controle para que pessoas armadas não entrem nos locais de votação.

PAZ 2 

Há uma preocupação de que sejam alvos de ataques por causa dos recorrentes ataques que o presidente Jair Bolsonaro (PL) faz à confiabilidade do sistema eleitoral brasileiro.

ENTRE AMIGOS

A escritora Noemi Jaffe participou de uma conversa durante o lançamento do livro "A Vida Futura", do escritor e colunista da Folha Sérgio Rodrigues, na livraria Megafauna, em São Paulo. O evento foi realizado no sábado (13). O escritor Xico Sá também passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas