Siga a folha

Descrição de chapéu Eleições 2022

Alckmin decidiu não ser ministro e ouviu de Lula que será tratado 'como presidente'

Ex-governador tomou a decisão antes mesmo da vitória nas urnas

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A decisão de não ser ministro no governo de Lula (PT) partiu do próprio vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB). Antes mesmo de a vitória do petista ser confirmada nas urnas, ele já ponderava que a melhor forma de ajudar o presidente eleito seria na função de co-piloto —a mesma que exerceu quando foi vice de Mario Covas no Governo de São Paulo.

O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin e o presidente eleito Lula após reunião no TSE, em Brasília - Sergio Lima - 9.nov.2022/AFP

PAPEL PASSADO

Na época, o ex-tucano chegava a tomar notas para o governador nas reuniões de secretariado, para depois ajudá-lo a cobrar resultados da equipe. Acabou ganhando a confiança máxima de Covas, que durou até o dia da morte do tucano, em 2001.

PAPEL 2

Lula, que estava disposto a indicar Alckmin para o ministério que ele desejasse ocupar, afirmou ao companheiro de chapa, quando o martelo foi batido: "Você será tratado como presidente da República".

PRIMEIRO PLANO

A promessa foi cumprida: Alckmin assumiu a coordenação da transição e tem hoje mais destaque do que qualquer outro personagem do entorno do petista.

PLANO 2

A expectativa é que Alckmin tenha protagonismo na rotina do governo, e que assuma de fato a Presidência da República em diversas ocasiões —já que Lula deve cumprir extensa agenda no exterior.

PLANO 3

As relações internacionais serão prioritárias para o petista, que goza de grande prestígio em outros países, e pretende usá-lo para alavancar investimentos externos no Brasil.

PONTO FINAL

Na quinta (10), Lula afirmou em entrevista que Alckmin não seria ministro. "Eu fiz questão de colocar o Alckmin como coordenador para que ninguém pensasse que o coordenador vai ser ministro. Ele não disputa vaga de ministro porque é o vice-presidente", declarou.

PONTO FINAL 2

Alckmin fora do governo acabou sendo um banho de balde gelado em integrantes do setor financeiro, que imaginaram, durante a campanha, que ele poderia ser o nome forte da Economia no governo Lula. O então candidato petista levava o vice a diversos encontros com o empresariado.

ESTANTE

o piloto Rubens Barrichello, o Rubinho, compareceu ao lançamento do livro "Não Inventa, Mariana", escrito pela jornalista Mariana Becker, na terça-feira. O evento ocorreu na Drummond Livraria, em São Paulo.

A atriz Ilana Kaplan, a mãe do piloto Felipe Massa, Ana Massa, e o repórter da Band Chico Garcia prestigiaram o lançamento. O jornalista Alberto Gaspar, a advogada Mônica Maroquio e o fundador da editora Labrador, Daniel Pinsky, também estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas