Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Banqueiros mandam recados a Lula contra Haddad na Economia, mas mantêm diálogo

Petista já chegou a chamar elite de "medíocre" por se deixar liderar por um "energúmeno" como Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um dos nomes fortes para comandar o Ministério da Fazenda no governo Lula, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) tem sofrido resistência de banqueiros, que já buscam interlocutores no PT para enviar o recado: a indicação dele pode gerar explosão do dólar e estresse no mercado.

candidato fernando haddad
O candidato Fernando Haddad, do PT, em debate na Band TV - Bruno Santos 10.out.22/Folhapress

LINHA DIRETA

A rejeição, no entanto, não é unânime. E o petista tem mantido diálogo até mesmo com os mais empedernidos. Mas não apenas com eles.

LINHA DIRETA 2

Na campanha eleitoral, ele esteve com Luiz Carlos Trabuco, do Bradesco, Joaquim Levy, do banco Safra, Pedro Moreira Salles, do Itaú Unibanco, André Esteves, do BTG, e com representantes do banco Santander, entre outros.

LINHA INDIRETA

Nesta semana, interlocutores de Haddad intensificaram conversas com bancos e corretoras, afirmando que o petista tem a vantagem de ser direto, mas previsível –e de ter uma visão que coincide, em diversos pontos, com as do setor na economia.

NO PONTO

Direto: o ex-prefeito já fez críticas abertas a setores da "elite brasileira" em jantar com empresários, dizendo que achava "medíocre" que ela se deixasse liderar por um "energúmeno" como Jair Bolsonaro (PL).

DE VOLTA

Nestes encontros, ouviu também críticas, como a de querer sempre "estar certo". Ele respondia que queria acertar, e que para isso precisava dizer o que pensa francamente e debater suas ideias, que não seriam imutáveis.

NA MESMA

Previsível e com visão que coincide com a do mercado: Haddad propõe, por exemplo, uma reforma tributária com a implantação do IVA (Imposto sobre Valor Agregado), que é defendido também pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

NA MESMA 2

Defende ainda regras fiscais rigorosas, mas com espaço para os chamados gastos nobres, como os feitos em educação.

AO LADO

Outra vantagem apontada por seus defensores junto a industriais e banqueiros: uma proximidade com Lula que poucos outros políticos hoje conseguem ter.


PIPOCA

A médica e ex-BBB Thelma Assis, o apresentador Manoel Soares, a atriz Adriana Lessa e o produtor e empreendedor cultural Evandro Fióti participaram da pré-estreia do filme "Pantera Negra: Wakanda para Sempre", realizada no Shopping Eldorado, em São Paulo, na noite de terça-feira (8).

O professor e ex-BBB João Luiz Pedrosa esteve lá, assim como a filósofa, escritora e colunista da Folha Djamila Ribeiro, a cantora Preta Ferreira e o ator Tiago Barbosa.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.