Podcast: Os acenos de Biden e Macron e os desafios de Lula na política externa

Presidente eleito teve vitória rapidamente reconhecida no mundo e fala em desfazer imagem de pária do Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo (SP)

Pouco tempo depois de ter sido eleito presidente do Brasil pela terceira vez, Lula (PT) passou a receber cumprimentos de vários líderes internacionais —como os presidentes dos EUA, Joe Biden, e da França, Emmanuel Macron. O pronto reconhecimento da vitória sobre Jair Bolsonaro (PL) veio após o atual mandatário dar seguidas mostras de que poderia não aceitar o resultado das urnas.

Ainda durante a campanha, o petista repetiu que o país passou a ser mal visto no cenário internacional por culpa do governo Bolsonaro. E, no discurso de vitória no domingo, o presidente eleito disse que o país deixará o "triste papel de pária do mundo".

O episódio desta quinta-feira (3) do Café da Manhã conversa com o colunista da Folha Mathias Alencastro, que é pesquisador do Cebrap e professor da Universidade Federal do ABC. Ele explica a resposta rápida de chefes de Estado ao triunfo de Lula, discute os interesses desses líderes no Brasil e analisa as dificuldades que o governo petista pode enfrentar na política externa.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.