Siga a folha

Descrição de chapéu Folhajus

Embaixadora bolsonarista gera desconforto no STF por falta de segurança em NY

Ministros consideram que a diplomacia não se empenhou no tempo certo em meio aos protestos bolsonaristas

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Os protestos agressivos de bolsonaristas contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em Nova York, em evento organizado pelo Lide, da família de João Doria, nesta semana, geraram incômodo nos magistrados –também com o consulado-geral do Brasil na cidade, comandado por Maria Nazareth Farani Azevêdo, a Lelé.

A embaixadora Maria Nazareth Farani Azevêdo - Jefferson Rudy/Agência Senado

EM LINHA

Ministros consideram que a diplomacia não se empenhou no tempo certo para garantir a segurança deles. Farani Azevêdo é alinhada ao bolsonarismo, e chegou a bater boca com Jean Wyllys no Conselho de Direitos Humanos da ONU em 2019 para defender o presidente Jair Bolsonaro (PL).

NA RUA

Os poucos seguranças contratados pelo Lide, por sua vez, não conseguiram evitar que os manifestantes se aproximassem dos ministros. Um dos bolsonaristas, com sua filha menor de idade, chegou a entrar no hotel que hospedava convidados para assediar o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.

NA RUA 2

Vários outros bolsonaristas se aproximavam dos ministros aos berros e quase conseguiam tocá-los enquanto disparavam xingamentos. Um grupo tentou impedir que uma van que eles usavam se locomovesse pela cidade ficando na frente dela.

VISITA

Depois da repercussão dos ataques, Farani Azevêdo foi ao hotel onde os magistrados estavam hospedados para conversar com eles sobre os incidentes.

REFORÇO

A polícia da cidade foi acionada, e os magistrados conseguiram então se locomover com maior segurança.

ELES MERECEM

Em meio às agressões verbais, o ministro Alexandre de Moraes escreveu no Twitter que "o povo se manifestou livremente e a democracia venceu!!! O Brasil merece paz, serenidade, desenvolvimento e igualdade social. E os extremistas antidemocráticos merecem e terão a aplicação da lei penal".


SOM

Maíra Baldaia e Djonga apresentam o single "Ogum e as Ayabás" - Caniin/Divulgação

O rapper Djonga e a cantora Maíra Baldaia vão lançar na quinta (17) o single "Ogum e as Ayabás", que passeia pelo afropop mineiro e pelo rap. A faixa integrará o terceiro álbum da carreira de Maíra, "Obi", que será lançado em maio do ano que vem pelo selo Natura Musical. "Trazemos uma letra instigante que junto com os beats e tambores nos leva a acreditar com corpo e mente que novos tempos são possíveis", diz ela.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas