Siga a folha

Lula foi internado para retirada de lesão na laringe

Diagnóstico foi feito em exames de rotina no começo do mês; presidente eleito já teve alta

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi internado no domingo (20) no hospital Sírio-Libanês para a retirada de uma lesão na garganta.

O procedimento foi bem-sucedido, e ele já teve alta.

De acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital, o petista se submeteu a uma "laringoscopia para a retirada de leucoplasia da prega vocal esquerda".

O procedimento, segundo o Sírio-Libanês, "mostrou ausência de neoplasia". Lula deverá poupar a voz e evitar fazer discursos por uma semana.

O presidente eleito foi atendido pelos médicos Roberto Kalil Filho, Rui Imamura, Artur Katz, Rubens Brito e Luiz Paulo Kowalski.

O presidente eleito Luiz Inacio Lula da Silva, em encontro com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, em Lisboa - Rodrigo Antunes/Reuters

Em publicação no Twitter, Lula disse que já está em casa e bem.

Exames de rotina realizados pelo petista no sábado (12) apontaram inflamação das cordas vocais e leucoplasia na laringe, que é caracterizada por manchas brancas. Eles também mostraram "completa remissão do tumor diagnosticado em 2011".

Especialistas ouvidos pela Folha afirmam que a leucoplasia não é uma "emergência médica", mas requer acompanhamento médico, uma vez que pode evoluir para um câncer. As probabilidades de isso ocorrer, no entanto, são de cerca de 10%.

O boletim médico divulgado pelo hospital no dia 12 dizia que "foram realizados exames de imagens: ecocardiograma, angiotomografias e PET scan, que estão normais e seguem mostrando completa remissão do tumor diagnosticado em 2011".

"O exame de nasofibroscopia mostra alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe", completava o boletim.

Como a Folha mostrou em agosto, a rouquidão apresentada por Lula em atividades de campanha chegou a se tornar preocupação entre aliados. Segundo eles justificaram naquele momento, o excesso de rouquidão da voz tinha a ver com os próprios eventos e com um refluxo gástrico adquirido pelo petista. O presidente eleito faz exercícios com fonoaudiólogo.

Desde que foi diagnosticado com câncer, Lula faz exames de rotina e divulga os resultados para dar transparência a seu estado de saúde.

Leia, abaixo, a íntegra do boletim médico divulgado nesta segunda (21):

BOLETIM MÉDICO
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
21/11/2022 - 8H

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada ontem, no Hospital Sírio-Libanês, para a realização de uma laringoscopia para retirada de leucoplasia da prega vocal esquerda. O procedimento mostrou ausência de neoplasia.

Ele teve alta hoje, às 7h45, e foi acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, Dr. Artur Katz, Dr. Rubens Brito, Dr. Rui Imamura e Dr. Luiz Paulo Kowalski.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas