Siga a folha

Descrição de chapéu Datafolha

Brasileiros dizem preferir que emissão de passaporte seja feita por cartórios, diz pesquisa

Documento é hoje emitido pela PF; por falta de recursos, fila de espera chegou à marca de 100 mil pessoas

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A maior parte da população brasileira (57%) diz acreditar que seria mais bem atendida se a emissão de passaportes pudesse ser realizada por cartórios, aponta pesquisa do instituto Datafolha contratada pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR) e pela Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR).

Passageiros conferem horários de voos no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos - Danilo Verpa - 20.dez.22/Folhapress

A confecção de cadernetas de passaporte, atualmente, é feita pela Polícia Federal (PF). Por falta de recursos orçamentários, na semana passada a fila de espera para a emissão do documento chegou à marca de 100 mil pessoas. A emissão foi restabelecida no sábado (24).

Na pesquisa Datafolha, os respondentes ainda apontaram outros serviços que prefeririam que fossem realizados por unidades notariais e registrais brasileiras, como a emissão de documentos de identidade (66%), o registro de empresas (66%) e a papelada relacionada aos benefícios previdenciários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

A pesquisa Datafolha ouviu 944 pessoas que declararam já ter usado serviços dos cartórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília. A margem de erro é de três pontos percentuais. O levantamento foi realizado em maio deste ano e ainda é inédito.

MICROFONE

O compositor e produtor musical Felipe Puperi lançará em janeiro "Colors" - Guillermo Calvin/Divulgação

O compositor e produtor musical Felipe Puperi lançará no dia 20 de janeiro a canção "Colors". A faixa fará parte do álbum "Tanto", segundo disco do seu projeto autoral Tagua Tagua. O trabalho será distribuído para Brasil, Estados Unidos e países da Europa em uma parceria com a gravadora norte-americana Wonderwheel Recordings.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas