Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

PF e Polícia Legislativa prendem empresário que ameaçava Randolfe e encontram arsenal

Bolsonarista é dono de uma rede de postos no Amapá

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Polícia Federal e a Polícia Legislativa do Senado realizaram na manhã desta quinta-feira (22) uma operação conjunta que resultou na prisão em flagrante do empresário bolsonarista Júlio Farias, em Macapá. Dono de uma rede de postos que leva o seu nome, ele vinha efetuando uma série de ameaças contra o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Dois mandados de busca e apreensão foram expedidos pela juíza federal Pollyanna Kelly Maciel Medeiros Martins Alves, da 12ª Vara Federal Criminal de Brasília, no âmbito de um inquérito aberto pela Polícia Legislativa.

PF e Polícia Legislativa do Senado apreendem arsenal na casa do empresário bolsonarista Júlio Farias, em Macapá, nesta quinta-feira (22) - Divulgação

Na residência do empresário, as autoridades encontraram dez armas e mais de 3.000 munições. O arsenal reúne itens como fuzil, pistolas semi-automáticas e um revólver calibre 38.

Júlio Farias foi preso em flagrante pela Polícia Federal por causa de um silenciador para fuzil comprado ilegalmente. O acessório é considerado de uso restrito e, por isso, sua posse seria vedada pelo Estatuto do Desarmamento.

De acordo com agentes que participaram da operação e foram ouvidos pela coluna, Júlio Farias não apresentou resistência ao cumprimento dos mandados de busca e apreensão. Ele agora deverá ser ouvido em audiência de custódia, e caberá à Justiça definir qual será o seu destino.

A 12ª Vara Federal Criminal de Brasília determinou a suspensão do porte de armas de fogo registradas em nome do empresário e ordenou que ele mantenha uma distância mínima de 200 metros de Randolfe Rodrigues.

O senador Randolfe Rodrigues durante entrevista no Senado, em Brasília - Pedro França/Agência Senado

Embora seja comum a abertura, pela Polícia Legislativa, de inquéritos por ameaça e ofensa contra parlamentares, uma operação envolvendo busca e apreensão de armamento pesado é algo visto como inédito dentro da força. Segundo agentes, o procedimento está previsto legalmente.

Na entrada de casa do empresário, os policiais encontraram uma placa que apresentava os dizeres "atenção: do muro para dentro, agimos igual ao STF [Supremo Tribunal Federal]. Acusamos, julgamos e executamos a pena!".

As ameaças contra o senador Randolfe Rodrigues eram constantes e feitas por Júlio Farias por meio de suas redes sociais. No mês passado, o empresario bolsonarista usou palavras de baixo calão e proferiu ofensas de teor homofóbico contra o parlamentar em vídeo publicado em seu perfil.

"Ô, gazela, eu vou te avisar uma coisa: o dia que eu me encontrar contigo e tu falar para mim 'perdeu, mané', tu vai cair na porrada. Vagabunda, nojenta", afirmou Farias.

O empresário fazia referência a uma discussão ocorrida entre o senador e uma apoiadora do presidente Jair Bolsonaro (PL) no aeroporto do Cairo, no Egito. "Deixa eu te falar uma coisa: perdeu, mané", disse Randolfe na ocasião, em resposta a provocações feitas pela mulher.

Na ocasião, o dono da rede de postos publicou nos stories do Instagram uma foto em que aparece deitado de bruços em um matagal enquanto empunhava uma arma e mirava em um alvo. "Não passa uma gazela", escreveu.

Nas redes sociais, Júlio Farias também pode ser visto ao lado de agentes armados e frequentando clubes de tiro em diversas imagens.

Outras publicações ainda mostram o empresário participando de manifestações golpistas que buscam deslegitimar o resultado das eleições deste ano. Em uma delas, Faria afirma que "se o Brasil fosse um país sério" não se estaria "falando de Lula" —e que o petista "estaria enterrado na fossa".


ESTATUETA

A atriz Alanis Guillen e a escritora, filósofa e colunista da Folha Djamila Ribeiro se encontraram durante as gravações do prêmio "Melhores do Ano", realizadas na semana passada. A cerimônia vai ao ar em edição especial do programa Domingão com Huck, na TV Globo, no domingo de Natal (25). A mãe do ator Paulo Gustavo, Déa Lúcia, e as cantoras Gloria Groove e Pitty estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.