Siga a folha

Família de Lula é orientada a não circular em Brasília por razões de segurança

Recomendação é que todos fiquem no hotel até o dia da posse

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A família do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está sendo orientada a permanecer no hotel em que ficará hospedada em Brasília nos dias que antecedem a posse, por razões de segurança.

O presidente eleito Lula durante festa de Natal da Associação Nacional dos Catadores; ele toma posse para o terceiro mandato em 1º de janeiro - Danilo Verpa-14.dez.22/Folhapress

LUGAR 2

A ideia é evitar que os parentes, que devem comparecer em grande número, fiquem expostos a ataques violentos ao circularem pela capital federal.

LUGAR 3

Há o temor, inclusive, de que sejam seguidos e tenham seus passos relatados para outros grupos de bolsonaristas, que preparariam um cerco a eles em restaurantes, lojas ou parques que visitassem. Em novembro, nos EUA, usaram tática semelhante contra integrantes dos STF.

TODO CUIDADO 

A recomendação foi dada a eles depois dos atos de violência e terrorismo em Brasília, e da tentativa de explosão de uma bomba nos arredores do aeroporto da capital federal. Os fatos levaram a equipe de segurança do petista a redobrar os cuidados com ele e com os que o cercam.

EM FAMÍLIA

São esperados para a posse de Lula seus três irmãos vivos –Maria, Ruth e Frei Chico–, os cinco filhos –Lurian, Marcos, Fabio, Sandro e Luís Claudio–, as noras e o genro, os oito netos e a bisneta, Analua.

REFORÇO 

A segurança em Brasília por causa da posse de Lula preocupa autoridades. Na quarta (28), o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), suspendeu temporariamente as autorizações para todas as espécies de porte de armas de fogo no Distrito Federal. A restrição está em vigor das 18h da quarta até 2 de janeiro.

REFORÇO 2 

O Ministério da Justiça do governo de Jair Bolsonaro (PL) também autorizou, em portaria publicada no Diário Oficial da União de quarta, a utilização da Força Nacional na posse, em apoio à PRF (Polícia Rodoviária Federal).

NO CAMINHO 

A decisão de Moraes também abrange o transporte de armas e munições, por parte de colecionadores, atiradores e caçadores em todo o território do DF. Caso seja descumprida, o ministro determina que seja considerado flagrante delito por porte ilegal de arma ao cidadão.


MICROFONE

O compositor e produtor musical Felipe Puperi lançará em janeiro "Colors" - Guillermo Calvin/Divulgação

O compositor e produtor musical Felipe Puperi lançará no dia 20 de janeiro a canção "Colors". A faixa fará parte do álbum "Tanto", segundo disco do seu projeto autoral Tagua Tagua. O trabalho será distribuído para Brasil, Estados Unidos e países da Europa em uma parceria com a gravadora norte-americana Wonderwheel Recordings.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas