Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Datafolha

Brasileiros dizem preferir que emissão de passaporte seja feita por cartórios, diz pesquisa

Documento é hoje emitido pela PF; por falta de recursos, fila de espera chegou à marca de 100 mil pessoas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A maior parte da população brasileira (57%) diz acreditar que seria mais bem atendida se a emissão de passaportes pudesse ser realizada por cartórios, aponta pesquisa do instituto Datafolha contratada pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR) e pela Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR).

Imagem mostra passageiros de costas, fora de foco, olhando para painel de horários de voos, ao fundo, em foco.
Passageiros conferem horários de voos no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos - Danilo Verpa - 20.dez.22/Folhapress

A confecção de cadernetas de passaporte, atualmente, é feita pela Polícia Federal (PF). Por falta de recursos orçamentários, na semana passada a fila de espera para a emissão do documento chegou à marca de 100 mil pessoas. A emissão foi restabelecida no sábado (24).

Na pesquisa Datafolha, os respondentes ainda apontaram outros serviços que prefeririam que fossem realizados por unidades notariais e registrais brasileiras, como a emissão de documentos de identidade (66%), o registro de empresas (66%) e a papelada relacionada aos benefícios previdenciários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

A pesquisa Datafolha ouviu 944 pessoas que declararam já ter usado serviços dos cartórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília. A margem de erro é de três pontos percentuais. O levantamento foi realizado em maio deste ano e ainda é inédito.

MICROFONE

O compositor e produtor musical Felipe Puperi lançará em janeiro "Colors", segundo single do álbum Tanto, do seu projeto musical Tagua Tagua
O compositor e produtor musical Felipe Puperi lançará em janeiro "Colors" - Guillermo Calvin/Divulgação

O compositor e produtor musical Felipe Puperi lançará no dia 20 de janeiro a canção "Colors". A faixa fará parte do álbum "Tanto", segundo disco do seu projeto autoral Tagua Tagua. O trabalho será distribuído para Brasil, Estados Unidos e países da Europa em uma parceria com a gravadora norte-americana Wonderwheel Recordings.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.