Siga a folha

Babalorixá assume coordenação de liberdade religiosa no ministério de Silvio de Almeida

Indicação do pesquisador Sidnei Nogueira foi publicada no Diário Oficial desta quarta (8)

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O babalorixá e pesquisador Sidnei Nogueira vai assumir a Coordenação-Geral de Liberdade Religiosa, vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. A indicação foi assinada pelo ministro Silvio de Almeida e publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (8).

"Sou o primeiro babalorixá preto de candomblé e com pertença de terreiro em religiões de matriz africana a assumir uma posição destas em um ministério federal", celebra o líder religioso.

Silvio Almeida foi anunciado nesta quinta (22) como ministro dos Direitos Humanos do novo governo Lula - Pedro Ladeira - 8.dez.22/Folhapress

Nogueira diz ainda que sua nomeação representa mais um dos avanços rumo à "re-potencialização da democracia e da laicidade constitucional". E que liberdade religiosa "se faz com diálogo, com reconhecimento, com luta antirracista e acolhimento das diferentes filosofias".

O babalorixá já criticou a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro quando a mulher do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez uma fala contra religiões de matriz africana durante as eleições de 2022.

Michelle compartilhou uma publicação que afirmava que o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) "entregou sua alma para vencer essa eleição". O texto era acompanhado por um vídeo que exibia encontros do petista com lideranças de religiões de matriz africana.

Sidnei Nogueira classificou a atitude como irresponsável. "É uma personalidade com prestígio, com legitimidade, com a voz expandida. Não é qualquer pessoa. É uma pessoa associada ao Poder Executivo", afirmou ele à coluna naquela época.


CONFETE

Os jornalistas Aline Midlej e Rodrigo Bocardi em visita ao Sambódromo do Anhembi - Daniela Toviansky/Globo/Divulgação

Os jornalistas Aline Midlej e Rodrigo Bocardi vão comandar a transmissão dos desfiles de Carnaval da capital paulista na TV Globo. A folia será exibida para todo o Brasil. "Espero honrar a trajetória do Carnaval de São Paulo, minha terra, com o mesmo amor que tenho sentido a cada visita nos barracões", afirma Midlej.

Já o seu colega celebra "a maior interação e proximidade com o público" que a cobertura da festa popular proporciona. A dupla ainda terá a companhia de Ailton Graça, Alemão do Cavaco e Celso Viafora, que vão comentar sobre o desempenho de cada escola de samba na avenida.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas