Siga a folha

PSOL quer apressar votação de projeto para auxiliar vítimas das chuvas em São Sebastião

Líder da bancada do partido, deputado federal Guilherme Boulos enviou um requerimento de urgência

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) apresentou à Câmara dos Deputados um requerimento de urgência para pautar a votação de um projeto de lei (PL) que institui auxílio emergencial para pessoas atingidas por enchentes e secas.

Bombeiros e voluntários trabalham no resgate de vítimas na Barra do Sahy, em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo - Bruno Santos/ Folhapress

O PL foi apresentado em fevereiro do ano passado pelo partido, mas não andou. Devido à situação de emergência no litoral norte de São Paulo, o PSOL quer pressionar deputados pela aprovação da proposta para ajudar as famílias de São Sebastião atingidas pelas chuvas.

"Estamos apresentando este requerimento de urgência para que possamos instituir uma resposta sólida que permita às famílias afetadas reconstruir suas vidas", diz Guilherme Boulos, líder da bancada da sigla. "O Estado não pode se omitir diante daqueles que mais precisam, sobretudo em situações de extrema gravidade como essa no litoral norte de SP."

O requerimento já está no sistema da Câmara dos Deputados para coleta de assinaturas —são necessárias 257 para que o projeto seja pautado.

As chuvas históricas que atingiram o litoral norte paulista deixaram ao menos 54 mortos, segundo informação divulgada na manhã desta sexta. São 53 vítimas em São Sebastião (SP) e uma em Ubatuba.

Até o momento 38 corpos já foram identificados e liberados para o sepultamento —13 homens adultos, 12 mulheres adultas e 13 crianças.

As buscas pelas dezenas de desaparecidos continuam. Já são 4.066 pessoas fora de casa na região: 2.251 desalojados e 1.815 desabrigados.


LETRAS

O advogado criminalista Cristiano Maronna recebeu convidados como o desembargador José Lunardelli no lançamento do seu livro "Lei de Drogas Interpretada na Perspectiva da Liberdade". A diretora-executiva do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), Marina Dias, e o advogado Bruno Salles prestigiaram o evento, que ocorreu na semana passada, na livraria Megafauna, em São Paulo.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas