Siga a folha

Roteiristas e diretores vão a Brasília pedir o direito à remuneração pela exibição de suas obras

Grupo defende que seja adotado o mesmo raciocínio de pagamento aos autores de composições musicais

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Diretores e roteiristas do audiovisual nacional vão a Brasília em maio para levar às autoridades uma antiga reivindicação da classe: a implementação no país do direito à remuneração pela exibição pública de suas obras, assim como ocorre com a categoria dos compositores.

As primeiras tratativas para audiências com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e também com os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já estão sendo feitas.

O roteirista Thiago Dottori - Divulgação

"O direito à arrecadação de direitos autorais pela exibição das nossas obras é uma reivindicação histórica, e esperamos que o Legislativo e o Executivo brasileiros entrem em ação", diz o roteirista Thiago Dottori, da série "Segredos de Justiça" e dos recentes filmes da Turma da Mônica.

Ao contrário do que já ocorre em países como Argentina, Chile, Colômbia, México, Espanha e França, o Brasil ainda não regulamentou essa remuneração adicional e não reconhece que estes profissionais tenham direito a receber pela múltipla exposição de suas obras.

A comitiva em Brasília vai, então defender, que as exibições dos trabalhos no audiovisual (na TV aberta ou em canais fechados, no cinema ou no streaming) deveriam render aos autores remuneração além daquela paga pela prestação do serviço, da mesma forma que o uso de uma música nessas plataformas gera receita aos seus compositores.

Carol Kotscho ("Flores Raras" e "Dois Filhos de Francisco") e Sylvio Back ("O Universo Graciliano", "Lost Zweig") também fazem parte do grupo, que terá representantes na capital federal depois do congresso mundial da Confederação Internacional de Autores Audiovisuais, no Rio, no início de maio. O evento acontece no Brasil pela primeira vez.

MINHA HISTÓRIA

O ex-governador João Doria recebeu convidados no lançamento de sua biografia, "João Doria – O Poder da Transformação", escrita pelo jornalista Thales Guaracy. O evento foi realizado na Livraria da Travessa do shopping Iguatemi, em São Paulo, na noite de segunda-feira (27). O ex-presidente da República Michel Temer (MDB) esteve lá. O padre Julio Lancellotti também compareceu.

com CLEO GUIMARÃES (interina), BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas