Siga a folha

Luciana Genro vai presidir a Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL

Instituição desenvolve trabalho de formação política junto à militância do partido

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A deputada estadual do Rio Grande do Sul Luciana Genro (PSOL) irá presidir a Fundação Lauro Campos e Marielle Franco. Ligada à estrutura nacional do PSOL, a instituição desenvolve um trabalho de formação política junto à militância do partido.

A deputada estadual do Rio Grande do Sul Luciana Genro (PSOL) - Felipe Iruatã/Divulgação

A escolha pelo nome de Genro se deu no âmbito de decisões tomadas a partir do Congresso Nacional da legenda, ocorrido no início deste mês, e foi sacramentada na quarta-feira (18). A deputada terá um mandato de três anos à frente da fundação.

"Vamos dar ênfase na elaboração programática do PSOL, atendendo as demandas de todas as regionais do partido por formação política", afirma Genro. "A fundação precisa fomentar os debates estratégicos no interior do PSOL e na sociedade a respeito da situação política do país, da conjuntura mundial e do papel da esquerda socialista."

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco é responsável por publicar a Revista Socialismo e Liberdade e por manter a Biblioteca Carolina Maria de Jesus e o Centro de Memória Digital Plínio de Arruda Sampaio, que preserva a história e o legado do PSOL. Questões teóricas e ligadas à atuação do partido também passam pela instituição.

Ex-deputada federal, Luciana Genro foi expulsa do PT em 2003, após votar contra a Reforma da Previdência apoiada pelo governo Lula. A decisão serviu como pontapé para a fundação do PSOL. Em 2014, candidatou-se ao Palácio do Planalto e terminou a disputa em quarto lugar, com 1,6 milhão de votos.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas