Siga a folha

Descrição de chapéu guerra israel-hamas

Roger Waters se emociona e diz que seu 'coração está em Gaza' em entrevista à TV Brasil

No Brasil, ex-Pink Floyd conversou com o jornalista Leandro Demori para programa que vai ao ar na terça (24)

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Recém-chegado ao Brasil para uma série de shows da turnê "This Is Not a Drill", o músico britânico Roger Waters afirmou à TV Brasil que, embora esteja no país, seus pensamentos estão centrados no conflito deflagrado entre Israel e o grupo terrorista Hamas.

O britânico conversou com o jornalista Leandro Demori para o programa "Dando a Real com Demori", em edição que irá ao ar na terça-feira (24), às 22h.

O músico Roger Waters e o jornalista Leandro Demori nos estúdios do programa "DR com Demori", exibido na TV Brasil - Joédson Alves/Agência Brasil

Emocionado, o ex-Pink Floyd defendeu a criação de um Estado que inclua a Palestina e o fim do que chama de "genocídio" contra aqueles que habitam a Faixa de Gaza.

"Na minha opinião, você tem que seguir suas convicções políticas, especialmente se elas se baseiam em humanismo. É muito importante defender e dizer: 'Pare o genocídio em Gaza'. Eu estou quase chorando, sentado agora nesse estúdio de TV. Meu coração não está aqui em Brasília, está lá [em Gaza]", afirmou Waters.

"Está claro o que tem que ser feito na Terra Santa e eu vou dizer novamente aqui na TV: tem que haver um único Estado democrático, criado por Israel e Palestina", disse ainda

Waters defendeu que artistas usem sua visibilidade para se posicionar contra guerras e falou sobre a situação do fundador do WikiLeaks, Julian Assange, com quem se reuniu recentemente.

De acordo com pessoas que acompanharam a conversa, o músico se emocionou ao ouvir o apresentador, Leandro Demori, contar que colocou o álbum "The Dark Side of the Moon" para seu pai ouvir pouco antes de morrer, no ano passado.

Aos 80 anos, Roger Waters também é um crítico assíduo da guerra entre Rússia e Ucrânia. Em entrevista à coluna no ano passado, o músico falou sobre o tema após ter shows cancelados na Polônia pelo modo como vinha se manifestando sobre o conflito.

Na época, ao fazer um apelo pela paz, o britânico sugeriu que o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, não conteve a ação de nacionalistas extremistas —que, por sua vez, teriam ultrapassado supostos limites impostos pela Rússia e colocado o país "no caminho para essa guerra desastrosa".

"Putin é o grande vilão do Ocidente, mas os russos tentaram alertar. ‘Por favor, essa é uma linha vermelha [que não deve ser cruzada]’", afirmou Waters à coluna.


TELONA

A atriz Alessandra Negrini participou da cerimônia de abertura da 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, realizada na Cinemateca Brasileira, na capital paulista, na semana passada. A cineasta e presidente da Spcine, Viviane Ferreira, esteve lá. A diretora Laís Bodanzky também compareceu.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas