Siga a folha

Descrição de chapéu Todas violência

Grávida, deputada Paula Nunes relata ter recebido ameaça de estupro e ataque racista

Boletim de ocorrência foi registrado por parlamentar do PSOL nesta quarta-feira (22)

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A deputada estadual Paula Nunes (PSOL), integrante do mandato coletivo da Bancada Feminista na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), registrou um boletim de ocorrência nesta quarta-feira (22) após ser alvo de um ataque racista e receber ameaças de agressão e de estupro.

A deputada estadual Paula Nunes (PSOL) na Alesp, na capital paulista - Bruno Santos - 17.fev.2023/Folhapress

A intimidação se deu por email, e seu autor ainda não foi identificado. No texto, o agressor usou palavras de baixo calão, proferiu ofensas racistas que remetem ao período da escravidão e disse querer estuprar a parlamentar, que está grávida de oito meses.

O caso foi registrado como crime de violência política na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) da Polícia Civil de São Paulo, na capital paulista. As autoridades policiais presentes afirmaram a Nunes que o caso será investigado.

"É lamentável que parlamentares, especialmente mulheres negras, sigam sofrendo violência política no país, com ameaças como essas que recebi", diz a deputada do PSOL.

"Esperamos que o caso seja investigado com seriedade e celeridade, porque é urgente que a Polícia Civil dos estados e o governo federal desmantelem grupos de ódio", conclui.


ESTATUETA

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, foi uma das personalidades agraciadas com o troféu Zumbi dos Palmares, entregue durante a 21° edição do Troféu Raça Negra, por seu simbolismo na busca pela igualdade racial. O ator Helio de La Peña e a atriz Elisa Lucinda, uma das homenageadas, participaram da solenidade, realizada na Sala São Paulo, na capital paulista, na segunda (20). A atriz Sheron Menezzes também foi prestigiada.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas