Siga a folha

Correspondente da Folha na Ásia

Descrição de chapéu Ásia Brics

PC chinês busca priorizar agora 'prosperidade comum'

Com distribuição de renda via impostos, partido tenta colocar 'socialismo de volta no socialismo-com-características-chinesas'

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Da agência de notícias Xinhua ao Diário do Povo, órgão oficial do partido, a mídia chinesa foi tomada nesta semana pela reunião da comissão para Assuntos Financeiros e Econômicos do PC, que lançou a estratégia de “prosperidade comum”. Em suma:

"A prosperidade comum é a prosperidade de todas as pessoas. É a vida material e espiritual das pessoas. Não é a prosperidade de poucas pessoas, nem é um igualitarismo uniforme. É necessário promover a prosperidade comum por etapas."

A distribuição de renda será de “tipo europeu”, via impostos, avalia a newsletter Sinocism, de Washington, que retrata a cobertura chinesa no Substack. E pode-se afirmar, acrescenta com ironia, que “Xi Jinping está efetivamente pondo socialismo de volta no socialismo-com-características-chinesas’”.

Xi Jinping em visita a Lhasa, no Tibet, sudoeste da China, em 22 de julho de 2021 - Xinhua/Xie Huanchi

A reunião foi presidida por ele, levando ao título da agência estatal: "Xi enfatiza promoção da prosperidade comum em meio ao desenvolvimento de alta qualidade, evitando riscos financeiros".

A participação do primeiro-ministro Li Keqiang, de outra ala do PC, foi sublinhada pela mídia chinesa. E a gigante de tecnologia Tencent já anunciou um Plano Especial para a Prosperidade Comum.

Mais da nova prioridade gradual chinesa no Wall Street Journal e no Financial Times.

MODELO ALEMÃO

Paralelamente, a Bloomberg produziu análise dizendo que o “roteiro” para as recentes ações chinesas de regulação das gigantes de tecnologia do país, como Alibaba e a mesma Tencent, vem da Alemanha, não mais dos Estados Unidos.

Cita notas recém-divulgadas por Soochow Securities e DBS Group, afirmando, respectivamente, que "a China trocou o 'american way' pelo 'german way'" e que "a saída de Pequim do modelo anglo-saxão já começou: o alemão é um forte concorrente como modelo orientador de desenvolvimento".

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas