Siga a folha

Correspondente da Folha na Ásia

Descrição de chapéu mídia

Conexão Bolsonaro-Trump ameaça eleições brasileiras, destaca NYT

Brasileiro 'já questiona a legitimidade' da votação em 2022 e, para isso, ' tem ajuda dos Estados Unidos', na extrema-direita

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Em extensa reportagem de Jack Nicas, que passou a concentrar a cobertura de Brasil, o New York Times publicou como submanchete digital, nesta quinta, "A conexão Bolsonaro-Trump que ameaça as eleições brasileiras".

Logo abaixo, "Com números em queda nas pesquisas, o presidente Jair Bolsonaro já questiona a legitimidade da eleição do próximo ano. Ele tem ajuda dos Estados Unidos".

O texto, também no alto da capa da edição impressa, lista as mensagens de apoio e os encontros do ex-presidente Donald Trump e seu assessor Steve Bannon, além de parlamentares republicanos como Mark Green, com representantes e familiares do governante brasileiro.

"O círculo de Trump se aproximou de outros líderes de extrema-direita", escreve Nicas, "mas os laços são mais fortes e o que está em jogo é talvez maior no Brasil". Não só politicamente, mas pela aproximação entre empresas.

THE ECONOMIST VS. PAULO GUEDES

A revista londrina, que historicamente apoiou o ditador Augusto Pinochet no Chile, pelo programa ultraliberal na economia, retirou o que restava de seu apoio ao ministro da Economia. Em breve artigo, sob o título "Seguindo o dinheiro":

"Em 2019, Paulo Guedes disse ao Congresso que poderia 'fazer história' mantendo o orçamento sob controle, acrescentando que 'a classe política não deveria estar perseguindo ministros, implorando por dinheiro'. Agora, Guedes está apoiando uma tentativa dissimulada de contornar o limite para os gastos públicos. Ele e Bolsonaro presidem um retorno aos males econômicos que têm afetado o Brasil: inflação em alta, altas taxas de juros e baixo crescimento."

E, mais, "as travessuras orçamentárias criaram incerteza sobre o futuro do principal programa social do país".

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas